Horário de Brasília

00:00:00

Crônicas sobre a SAM-Semana de Ação Mundial


INTRODUÇÃO

Aos cursistas inscritos no 1º Curso virtual “Inclusão Social Brasiliense”, no período de 2/6 a 2/7/2020, mais uma Semana a celebrar em pleno curso:  Semana de Ação Mundial com mais um evento, revisitando os arquivos postados, uma vez que a temática da 4ª Semana Nacional de  Arquivos foi “Empoderando a Sociedade do Conhecimento”.  Alunos(as) de Pedagogia das Faculdades JK/CCI, liderados pela Dra Lucicleide Araujo, foram facilitadores de pessoas com deficiência visual  neste curso, já com resultados impactantes, de inclusão social e alegria em plena pandemia.
 A Semana de Ação Mundial (SAM) é uma iniciativa realizada, simultaneamente, em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de informar e engajar a população em prol do direito à educação, de diversas maneiras. 
 A SAM acontece por meio de atividades autogestionadas (ou seja, cada um faz a sua, de acordo com seu contexto!). Qualquer pessoa que deseje refletir e se engajar pelo direito à educação pode participar. 
 A Semana de Ação Mundial é a maior atividade de mobilização pela educação no mundo!
 Vamos aprofundar esses assuntos nesta SAM, para que você também faça parte dessa roda! 
 Uma nova versão de 20/6 a 3/7/2020: Inclusão Social na Semana de Ação Mundial.


Desde 2007 a Bibliobraille abraçou a Campanha com suas semanas de ações mundiais. E, ao seu modo, tem feito o que pode.
Dessa vez, foi a AIAB, mas tendo a Bibliobraille de parceira. O curso oferecido de 2/6 a 2/7 é Inclusão Social Brasiliense.
Para os cursistas, criamos mais um evento, Inclusão Social na Semana de Ação Mundial, que irá até 3/7, após a última live em 2/7, "A arte de ler e criar".
Veja o que foi postado na Semana Nacional de Arquivos, repetidos, agora na SAM.
Quem quiser mais um certificado de peso da SAM, é só entrar no site da Campanha, conhecer e fazer uma produção de texto clareando o viés que usei ao apresentar a seriedade do tema desse ano. Farei um relatório com o nome de quem ousar e fazer, ok?

--------------------------------------------------------------------

Crônicas publicadas no curso Inclusão Social Brasiliense na página do Facebook de Dinorá Couto Cançado.

"Academia Inclusiva de Autores Brasilienses é o resultado de um trabalho intenso, produtivo, criativo, inclusivo, dentro de uma biblioteca simples, que nasceu há 25 anos atrás, uma biblioteca inclusiva, para deficientes visuais, que com a fundadora, as duas deficientes visuais, Noeme Rocha e Neuma Mirian, promovendo atividades diversificadas desde o seu início, juntamente com a coordenadora Dalila, fizeram "O Projeto" que se transformou ao longo de um tempo em um programa, em 2017 a Academia Inclusiva nasce coroando o resultado desse trabalho de tantos anos, unindo literatura, escritores, brasilienses, deficientes visuais do DF e entorno, voluntários e os funcionários da biblioteca Braille, onde juntos travaram uma batalha pacífica e enriquecedora, onde a autoestima era objetivo principal, para que estimulados os deficientes visuais pudessem produzir, escrever, criar, a Academia Inclusiva de Autores Brasilienses é o coroamento de um programa incansável de Dinorá Couto, dentro da Biblioteca Braille conjugado e apoiado pelos funcionários e voluntários, chegando a outros países um ousado projeto sem fronteiras".
(Por Leonilde Maria Fontes, junho/2020)

--------------------------------------------------------------

Eu sou Jerusa Eulálio facilitadora da Adma Oliveira. Adma diz: "A leitura braille é acessível para as pessoas desde pequenas. Essa criança é exemplo de força de vontade de buscar espaço na sociedade para realizar seus sonhos. Ela nos estimula a seguir firme em frente para realizarmos nossos sonhos também. Os escritores se misturam com os cegos virando uma troca de vivências e aprendizados. Todos saem da biblioteca braille com sua bagagem recheada de novidades e encantamentos".
(Por Adma de Oliveira - junho/2020)

-------------------------------------------------------------




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.