Horário de Brasília

00:00:00

Portfolio Dinorá Couto Cançado



Portfólio do Projeto Acessibilidade Cultural por meio dos livros Autora: Dinorá Couto Cançado.

1.Dados do autor1.1- Nome: Dinorá Couto Cançado 
1.2 - Foto do autor: 


1.3 - Biografia do autor

Agente cultural em literatura, gestão, pesquisa, capacitação e produção cultural. Autora de vários projetos literários, como o “Brasília, capital das leituras”, com

90 projetos mapeados no DF. Publicou livros/coletâneas como:: Revolucionando Bibliotecas, Revelando Autores em Braille. Brasília, capital das leituras: 60 projetos mapeados; e seis títulos infantis, com projetos de acessibilidade cultural por meio dos livros. Membro-fundadora da Biblioteca Braille Dorina Nowill; da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB; do PIEI – Prêmio Internacional de Espírito Inclusivo . Reconhecimentos, como os Prêmios Brasil Criativo, Ser Humano Brasília, Culturas Populares, Cultura Viva, ODM, etc... 1.4 - Telefone de contato: 61-999701366 ou 61-35628066 1.5 - E-mail para contato: dinoracouto@gmail.com academiainclusivanbrasiliense@gmail.com 

2.Qualificação da obra/livro


2.1 Nome da obra: Uai pai que bicho é esse? 
Dimensões e número de páginas: 21cm x 29 cm - 20 páginas
ISBN: 978-65-86020-00-7 Editora: Editora IMEPH

Sinopse: É mais uma história da Mineirinha Couto, mestre em contar as peripécias interpretadas pelos filhos e netos, na maravilhosa fase de intensas descobertas. Dessa vez, completando a trilogia Por um mundo melhor, mais um aprendizado sobre o mundo animal que não fica exposto no zoológico, por meio de cena embaraçosa. O amor em família, o conhecimento e cuidados com todos os tipos de animais encantam o pequeno Ni, o protagonista de uma história real, cheia de lembranças.

Temas principais: criança, passeios, viagem, casamento, animais...

Temas transversais: amor em família: cuidados com os animais; lembranças de infância; Da trilogia Por um mundo melhor. 
Público-alvo: 6 aos 12 anos 

2.2


 Nome da obra:  E eu sou isto vovó? 
Dimensões e número de páginas: 21 x 29 cm - 24 páginas 
ISBN: 978-85-5325-010-3 
Editora: Tagore Editora 

Sinopse: Uma história contada de forma poética com rimas, num diálogo bastante interativo entre avó e neta, focando a temática do despertar da cidadania na criança em ações do seu cotidiano. Versos cheios de magia na hora mais atribulada do dia mostram que toda hora é hora de um aprendizado com amorosidade.

Temas principais: cidadania, neta, avó, almoço, família

Temas transversais: Ética e Cidadania; Direitos e Deveres; Zelo pelo meio-ambiente; Respeito e amorosidade; Diálogo familiar; Criatividade. Da trilogia Por um mundo melhor. Público-alvo: 4 aos 10 anos.

2.3 


Nome da obra: Lango e Tixa: Papo que espicha 
Dimensões e número de páginas: 29cm x 21 cm - 20 páginas 
ISBN: 978-85-5866-09-9
 Editora: Editora Rede sem Fronteiras

Sinopse: A trama começa quando Lango Longo, um calango curioso, chega na casa onde mora Tixa, a lagartixa e, a partir daí, irão traçar uma deliciosa e delicada aventura com muita diversão e encantamento. Trata dos problemas enfrentados pelo meio ambiente, de forma lúdica, numa aventura que procura debater soluções para tais problemas, cheia de valores.

Temas principais: Cerrado, animais, amizade, solidariedade, cuidados

Temas transversais: Preservação do meio-ambiente; uso racional da água; cuidados com o lixo, crise hídrica; desmatamento, queimadas, curiosidades, conhecimento, descobertas. Da trilogia Por um mundo melhor Público-alvo: 6 aos 12 anos

2.4 


Nome da obra: A pipa que tomou banho 
Dimensões e número de páginas: 21cm x 21 cm - 16 páginas 
ISBN: 978-85-64898-70-7
 Editora: Ler Editora 

Sinopse: Um menino. Muita imaginação. Um presente. Elementos perfeitos para uma história de aventuras. Conta a celebração do recebimento de um brinquedo que encantou o menino e encantaria gente de todas as idades. Um presente da tia, a vontade de brincar, uma tarde de chuva e as refeições, em família, viram asas que dão o perfeito estímulo à criatividade e curiosidade do garotinho.

Temas principais: criança, aviõezinhos, pipa, presente, brincadeira... Temas transversais: Família, aventuras de crianças, cuidados na rua, obediência aos pais, hábitos higiênicos, alimentação saudável, junção da literatura com a gastronomia, criatividade. Da trilogia Receita Saudável Público-alvo: 3 aos 8 anos 2.5

2.5


Nome da obra: Travessuras 
Dimensões e número de páginas: 21cm x 21 cm - 28 páginas 
ISBN: 978-85-64898-6-8
 Editora: Ler Editora

Sinopse: O envolvimento harmonioso de três gerações de uma família, que se reúne nos finais de semana: avô, avó; dois filhos, uma filha; uma nora, três netos e o cenário que abraça a família que aprende para melhor ser. Na hora do sufoco, todos se dão as mãos, com os olhares voltados na mesma direção. E o Dinho, o protagonista, supera a dificuldade porque tem todo o apoio que precisa.

Temas principais: criança, escola, pais, família, Temas transversais: Família, diálogo, obediência, regras escolares, hábitos saudáveis, junção da literatura com a gastronomia, curiosidade, descobertas, criatividade. Da trilogia Receita Saudável. Público-alvo: 6 aos 12 anos.

2.6

Nome da obra: Paçoca de Avô 
Dimensões e número de páginas: 20 cm x 20cm - 28 páginas
ISBN: 978-85-64898-39-4 
Editora: Ler Editora 

Sinopse: Uma história que mostra o carinho do avô tentando despertar o apetite de Binha. Vamos ficando com água na boca, vamos lembrando de nossas comidinhas tradicionais, vamos despertando uma vontade de entrar logo na cozinha e preparar comidinhas gostosas. Hum!!! Que delícia de sabores!!! Que gostosuras!!! E aprendemos como deve ser uma alimentação saudável. Temas principais: Família, respeito, carinho, amor, gerações Temas transversais: alimentação saudável, qualidade dos alimentos, saberes e sabores, expressões populares, junção da literatura com a gastronomia. Da trilogia Receita Saudável. Público-alvo: 4 aos 10 anos.

 2.7


Título: Brasília, capital das leituras: 60 projetos mapeados 
Editora: Trampolim Ano: 2022 Número de páginas: 93

Resumo

Poema vencedor de um concurso foi inspirou um Fórum. Fórum que faz o mapeamento de projetos literários no Distrito Federal. Veio o livro com as 60 primeiras ações mapeadas, desde 2007. Um coletivo de autores apresenta seu projeto, expondo os objetivos, as ações, os resultados obtidos. O mapeamento e estudo de alguns resultou na pesquisa científica “Leitura, Cidadania e Transformação Social”. Que "Brasília, capital das leituras" continue a incentivar, descobrir e mapear ideias exitosas, com foco na disseminação do hábito de ler, tornando a capital da República a capital do desenvolvimento sustentável e do futuro que queremos. A pesquisa continua. Vamos, em 2022, atingir o mapeamento de 90 projetos. O registro dos primeiros 60, desde que Brasília completou seu 60º aniversário, contou com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF, nessa 1ª edição da coletânea e de um e-book.

https://aiabbrasilia.blogspot.com/p/e-book-forum-brasilia-capital-das.html?m=0

2.8



Vovó Gaiá e seus filhinhos

História em versos contemplando Literatura, Gastronomia e Música –uma trilogia de culturas populares em artes integradas.

Um reconhecimento pelo Prêmio Culturas Populares (edição Teixeirinha) ao Ministério do Turismo.

História premiada - Destaque no Focus Brasil Nova York, Encontro Mundial de Literatura Brasileira (22/9/21) – AILB – Academia InternacionaldeLiteraturaBrasileira. Com Apresentação especial de Mara Parrela, vinda após o “Destaque 2021” da FOCUS Brasil Nova York, da AILB – Academia Internacional de Literatura Brasileira...

A pergunta da menina grande

Por Mara Parrela

Dinho, um dos personagens do livro “Travessuras” de Dinorá Couto Cançado, olha para a receita de Lagarto Recheado à mesa posta e pergunta, estranhando o nome: - É carne né, vó?

Eu também tenho uma pergunta para Vovó Gaiá. Esse foi o apelido que a autora recebeu dos netos, que fazem dos finais de semana da casa, na cozinha, um celeiro de ideias e sabores. Uma vida cheia de saberes. As histórias para gente grande que atendem à gente miúda

quando aprendem sobre cidadania, acessibilidade, inclusão, comunicação, participação, democracia e ecologia. Por exemplo, na obra “Lango e Tixa: Papo que Espicha, sentem saudades das árvores do cerrado: ipês e pequizeiros, como eu e vovó Gaiá, sentimos.

A sala da casa, além de ponto de leitura e desenho, também serve como pista de dança entre a mão do pilão, par imaginário do mesmo tamanho de Binha, personagem da Trilogia Receita Saudável no livro “Paçoca de Avô”.

A casa tem o poder de transformar tudo em brincadeira e até adultos em meninos “gente- grande”. Desde a época do personagem Ni, inspirado no filho, hoje com 45 anos, do livro “Uai Pai que bicho é esse? “. Viu um verdadeiro zoológico na fazenda do interior de Minas, com elefante e tudo.

–Entendi, pai! A vaca vira elefante.

No ar da casa, voa a imaginação, livros com alças e até aviões de papel jornal. Até surgiu uma pipa gigante, com um pássaro desenhado, presente de Natal! Tanto faz ser da cidade no Rio Grande do Norte, ou da época mais esperada do ano. Pena que a pipa não voava. Mas, “A pipa que tomou banho” caiu na carroceria do carro do vovô que alagou com a chuva. Molhava, mas não rasgou.

Vovó Gaia, na terceira juventude, usando uma saia rodada, deu à luz, ali no centro da sala, em roda, um texto sobre o folclore, com a presença de todos os seus personagens . Ali nasceu seu livro animado, cantarolado pela sua infância, mais um membro para a família-coleção. A simplicidade do nascimento captou a atenção de votantes internacionais: Destaque Literário Focus Brasil Nova York 2021. Entre outros já acostumados ao “Magnifico da Rede sem Fronteiras” nome da autora, em volta de seus troféus, medalhas, livros, comendas, CD’s-livros, reglete, pôsteres, até fantoches que facilitam por meios da Arte de Ler e Criar, fazer os outros lerem e criarem. E procriarem arte com acessibilidade cultural.

A pergunta que quero fazer para vovó Gaiá - É de carne e osso?

Ou apenas existe na minha fértil imaginação de menina – gente - grande?

--------------------------------- Mara Parrela é escritora, poetisa, jornalista, membro correspondente da AIAB-DF nos Países Baixos. .Presidida e criada por Dinorá, AIAB é a Academia Inclusiva de Autores Brasilienses Mara é mineira de Belo Horizonte, com raízes em Montes Claros. Com dupla nacionalidade, vive na Holanda e divide seu tempo, entre os dois países. Formada em Comunicação Social, com pós-graduação Lato-Sensu em Língua Portuguesa. Proprietária da Editora Árvore Alta, onde divulga seus livros e projetos, que não se limitam aos livros. É autora premiada no Brasil, Suíça, Itália, Portugal.

Links de ações de inclusão e diversidade:

Associada Dinorá lança seu 1º livro : - Associação Internacional de ...

sitedoescritor.ning.com/xn/.../6411844%3ABlogPost%3A123302

Dinorá Couto Cançado - Literarte

www.grupoliterarte.com.br/Associados.aspx?id=130

europa.literarte.info/2013/10/03/dinora-couto-cancado/

Cidadão de Ouro: a história da professora Dinorá Couto Cançado

globotv.globo.com/rede-globo/dftv-1a-edicao/v/cidadao-de-ouro-a-historia-da-professora-dinora-couto-cancado/831081

Viajando com o Paçoca de Avô no Projeto ... - Amigos do Braille

amigosdobraille.blogspot.com/.../viajando-com-o-pacoca-de-avo-no-projeto.html

Encontro dialógico abre espaço de inclusão pela leitura | SEDF ...

www.se.df.gov.br/?p=7763

Lançamento do livro Paçoca de avô | Brasil em Frankfurt

brazil13frankfurtbookfair.com/.../lancamento-do-livro-pacoca-de-avo/

Dinorá Couto [Escritora Brasileira] | Revista Biografia

sociedadedospoetasamigos.blogspot.com/.../dinora-couto-escritora-brasileira.html

https://aiabbrasilia.blogspot.com/

Vídeos inclusivos no canal LeiturArte

https://www.youtube.com/channel/UCprywMDsCcWjQD5mMdTPDow vida inclusiva da autora

https://dinoracouto.blogspot.com/

Ações de inclusão nos últimos 5 anos na 1ª Academia Inclusiva, já com 25 núcleos (NAIABs)

https://aiabbrasilia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.