Horário de Brasília

00:00:00

Depoimentos de membros da AIAB sobre o encerramento do 3º PIEI 2023

 Depoimento de André Ricardo no Facebook

Criador do Prêmio Arte e Inclusão:
"Cientista químico, engenheiro e criador de invenções, seu nome Alfred Nobel, o criador do prêmio Nobel que doou toda sua riqueza para que tudo isso acontecesse; ele acreditava que toda pessoa que houvesse feito um grande feito e tivesse uma grande atitude merecia um prêmio ainda em vida. O prêmio Nobel nacional e internacional “Arte e inclusão” com, no mínimo, 10 assinaturas em uma ata de consentimentos e um registro. Você pode criar uma premiação Nobel e essa é a simbologia do Prêmio Arte e Inclusão: um livro de origami dourado e um instrumento musical artesanal, feito de madeira um violino na cor laranja, simbolizando essa premiação. Eu, André Ricardo, membro da AIAB, cadeira de número 2, junto a minha companheira e madrinha Salete Moreira consentimos que essa primeira premiação vai para Dinorá Couto Cançado, escritora, propulsora, idealizadora e também uma das criadoras da Biblioteca Braille Dorina Nowill, junto com outras duas funcionárias deficientes visuais. Dinorá, criadora da AIAB, mulher que tem feito pela sociedade e inclusão. Hoje, dia 22/11/2023, terceira premiação do PIEI, Dinorá, também recebe seu prêmio Nobel; toda premiação foi realizada na Biblioteca Nacional de Brasília dia 22 de novembro de 2023.

Segundo André “É claro, tudo fica mais fácil e melhor com ajuda dos amigos. Renata Gomes fez o livro de origami para mim. Leonna Fontes escreveu o título do troféu para mim na madeira embaixo. Luciano fez a pintura magnífica laranja. Eu montei a clave com a madeira flexível montável em formato de violino ou, ao menos, tentei, né?”
.............................

Margarida Drumond de Assis

PIEI / AIAB, UM SUCESSO INCLUSIVO
"Foi um sucesso o trabalho desenvolvido pela Academia Inclusiva de Autores Brasilienses - AIAB, presidente Escritora Profa. Dinorá Couto Cançado, com o 3o Prêmio Internacional de Espírito Inclusivo - PIEI.
Dentre outras mulheres membros da AIAB e que são também associadas da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB, estão Dinorá Couto Cançado, AJEB/DF e Almerinda Garibaldi, da AJEB/DF; Margarida Drumond de Assis, Membro Correspondente da AJEB/DF e Membro titular da AJEB/ES
Houve premiação aos três primeiros lugares, neste 22 de novembro, em evento na Biblioteca Nacional de Brasília, com apresentações e outros belíssimos momentos com Dinorá e a equipe que a apoia no excelente trabalho de inclusão que a AIAB promove, dentre outros, este do PIEI.
Participaram 31 duplas, um sucesso inclusivo. .
O intuito, além de maior socialização e integração dos Deficientes Visuais com os videntes e sua interação nas atividades literárias, em geral, era despertar a criatividade para composição de textos em prosa ou em versos.
Houve premiação em valores para os 1o, 2o e 3o lugares com certificado a cada uma das duplas; houve menções honrosas; e
certificados aos participantes.
Também aconteceu justa homenagem à Dinorá; André Ricardo, DV fez , inclusive, belíssima apresentação musical.
OS CLASSIFICADOS:
1o Geralda Lima e Elise Fefê
2o Ricardo Nascimento e Basilina Pereira
3o. Denise Braga e Margarida Drumond
O poema com que concorreu a dupla Denise/Margarida, intitula-se
"BRASÍLIA. O BRASIL SE MISTURA AQUI"
..................
Depoimento de Cândida Carpena

"Um dia memorável na Biblioteca Nacional de Brasília. Premiação do 3° PIEI ( Prêmio Internacional de Espírito Inclusivo). Fui "facilitadora" de @doraurcino com certeza, uma experiência muito gratificante. Ficamos entre os 10 finalistas 
Sou uma vidente em tempos de aprendizados com os deficientes visuais.
Fazer parte deste universo inclusivo tem sido uma honra, e mais ainda, uma
lição de vida. Transcrever o texto da Teodora foi um desafio que gerou admiração, carinho e parceria entre nós. A cerimônia foi emocionante, com projetos do Brasília, Capital das Leituras, posse de novos membros da AIAB, vencedores do PIEI, apresentações musicais, homenagens e aplausos."
........................
Alessandra Alexandria

"22.11.23 Hoje foi um grande evento da nossa Academia Inclusiva de Autores Brasilienses. Três eventos em um e em todos eles às ações inclusivas se fazem presentes. Desde já parabenizo a nossa Presidente Dinorá Couto Cançado por estás iniciativas de promover a inclusão, você vai além, você nos faz refletir a importância de sermos mais inclusivos. Parafraseando o nosso eterno mestre Paulo Freire "Como as aves as pessoas são diferentes em seus vôos, mas iguais no direito de voar." A nossa Academia Inclusiva de Autores Brasilienses tem como objetivo principal a visibilidade das pessoas cegas. Este trabalho da Aiab Inclusão tem ajudado muitos deficiêntes visuais e com outras deficiências ajudando principalmente na sua auto estima, todos nós queremos ser úteis...Precisamos dar voz a eles através das nossas ações em conjunto. Estou muito feliz em fazer parte desta Instituição que trabalha com seriedade e respeito pela pessoa humana. Quero parabenizar todos e todas que participaram do terceiro Prêmio Internacional de Espírito inclusivo. Teve produções de trabalhos Literários lindo! A única Academia inclusiva no mundo nasceu aqui em Taguatinga DF. 
Tivemos posse dos novos membros da nossa Academia, sejam todos bem vindos(as) . Deixo aqui um elogio para André Ricardo homem cego total pela linda surpresa para a nossa amiga Dinorá Couto, feito por ele um troféu ofertado para a nossa Presidente Dinorá Couto Cançado ! Ela merece  por ser uma ativista das causas inclusivas! Um forte abraço a Teodora Machado da Fonseca linda a sua poesia! Parabéns aos 5 projetos apresentados hoje na Biblioteca Nacional de Brasília! Todos voltados para a arte e a Literatura. Sigam as nossas atividades no blog e no Instagram e Facebook AIAB . Eloiza Moura e Day Alves gratidão por estarem com a gente neste movimento inclusivo.
Inclusão Social uma AÇÃO de todos nós.
Alessandra Alexandria
Psicopedagoga. Autora Literatura infantil, Membro e Diretora de Conectividade da AIAB."
..................
Por Nilva Souza

Hoje foi um dia muito importante, me tornei acadêmica da Aiab Inclusão uma Academia que inclui a todos. Apresentei o projeto de Oficina de poesia nas escolas a respeito da violência contra mulheres e distribuí poemas dos alunos que participaram das oficinas e de poetas que fazem parte do e-book vozes poéticas.
Muito grata à Dinorá Couto Cançado que faz esse belo trabalho e me incluiu. Que momento lindo e humano eu participei hoje. Pessoas que não tem visão, mas que enxergam mais que muitos de nós.
.............
Mara Parrela

AIAB- DF divulga vencedores do 3o PIEI
Estamos na lista, Naiara Fontenelle e eu, com menções honrosas, formando a dupla Casulo e Borboleta, com o nosso poema " Completude"
que fizemos a "2 corações". Foram 31 duplas inscritas e 10 finalistas. Receba minhas flores virtuais, Naiara Fontenelle.
Ela é PcDV, Pessoa com Dificiência Visual, foi Miss, formou-se em piano popular pela Escola de Música de Brasília nesta semana passada, com um recital de tango e no dia 22, tocou o Hino Nacional durante a abertura do 17º Fórum Brasília, Capital das Leituras, junto com a Posse de Membros Titulares da AIAB-DF, no Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília na divulgação desse resultado.
Ela é nadadora, faz teatro, é mãe e por tudo isso, me orgulho de termos sido classificadas no 3o Prêmio Internacional do Espírito Inclusivo da AIAB-DF. Ano passado, fui madrinha do PIEI e também ganhei menção honrosa com o texto "Cadeira Número 1" com Valter Júnior, também deficiente visual.
Como o evento é inclusivo, também participaram profissionais de audiodescrição, intérprete de Libras, cronometrista e cinegrafista virtual.
Confiram todos os premiados:
1º lugar : Geralda Lima e Elise Feitosa - Chiara - Kiara e o sussurro das letras
2º lugar: Ricardo Nascimento e Basilina Pereira – Os vagalumes- O dia que o sol se apagou
3º lugar: Denise Braga e Margarida Drumond – Inspiração - Brasília se mistura aqui
Menções honrosas:
1ª Menção: Adma Oliveira e Fernando Alvarim - Escritores da Paz -
2ª Menção: Gilfrank Pimentel e Jerusa Eulálio - Cavalo Alado -
3ª Menção: Naiara Fontenelle e Mara Parrela –
Borboleta e Casulo
Outros finalistas: Aparecido Alves e Leonna Fontes – Sereia - O Guerreiro em mim
Luiz Felipe Vaz e Lidiane Mingote – Palavras sussurradas - Malinconia
Suzy Hekamiah e Patrícia M. Folha – Volven - Horizontes 4 / 4 e Viviane Queiroz e Girlane Florindo – Keller e Sulivan - Flores no deserto
A presidente Dinorá Couto Cançado agradeceu a diretoria futurista presente, Alessandra Alexandria, João Bezerra, Jerusa Eulálio, que juntos com outros PcDV posaram para fotos, ao som de mais música, da talentosa e guerreira, Naiara Fontenele e André Ricardo.
Como representante internacional da AIAB-DF nos Paises Baixos, parabenizo a todos os envolvidos nessa ação linda de unir videntes e PcDV para fazerem arte, literatura, cultura e amor! Sensibilidade ímpar!
.....................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.