Horário de Brasília

00:00:00

Primeira Mostra inclusiva de Escritores(as) AIABianos(as)

A I Mostra inclusiva de Escritores(as) Aiabianos(as) está sendo feita por meio de um evento online, criado por Dinorá Couto Cançado, presidente da AIAB, onde todos os membros empossados poderão expor suas obras, suas ideias, sua criatividade até o dia 25 de julho, quando será comemorado o dia do escritor.
Abaixo estaremos divulgando cada postagem feita lá na página do evento, no Facebook.
Dando início à I Mostra Inclusiva de Escritores(as) AIABianos(as) pelo Dia do Escritor celebrado em 25 de julho, o post de Dinorá,
vinda do México, o desdobramento e início de uma bela parceria com autores, desde Guadalajara, em 2015, pelo MinC.
Cuento “Lango y Tixa: Hablando de la vida”: Dinorá Couto/Navegantes Literários.





ELFAROLUZYCIENCIA.COM


Cuento “Lango y Tixa: Hablando de la vida”: Dinorá Couto |Navegantes Literarios.






.................
10ª Participação na Mostra:

Giulieny Matos

Escritora reconhecida nacionalmente, com livros adotados pela Secretaria de Educação em São Paulo, premiada na Bienal de Brasília, premiada pela Secretaria de Cultura/FAC com dois livros simultaneamente : com os livros Somos Todos Especiais e Cadê Minha Mãe, reportagens duas vezes convidada na TV Justiça, DFTV, G1, SBT, entrevistas em rádio e em outros jornais por mídias, convidada para Feiras de Livros e Bienais de outros Estados, 19 mil acessos no Blog sem propaganda ou monetização, escritora voluntária do Portal JTNEWS e da revista International Police Association, representei o Brasil no Chipre (Congresso Internacional), na Embaixada do Brasil em Roma, em maio/2020 estaria palestrando sobre meu livro Cadê Minha Mãe num congresso Internacional na Espanha.

Títulos publicados: Cadê Minha Mãe? (Ing/port/braille), Doutor Akazo (Ing/port), Somos Todos Especiais (Ing/port/braille); Mamãe Nota 100 (Ing/port), A lagarta Vitória, The Melted Girl, A Menina Tagarela, O Cardápio Maluco, A Família dos Carneirinhos Coloridos, A Menina Derretida.

_____________________________________ 
9ª Participação na Mostra:

Cecy Barbosa Campos

Sou de Juiz de Fora, MG. Comecei a ler e escrever bem cedo, graças ao incentivo dos meus pais e a boa biblioteca que tinha em casa. Fiz e gostei do curso de Direito, mas no exercício da profissão verifiquei que não era o que eu queria. Já começara a dar aulas de inglês em colégios da cidade e adorava a sala de aula. Decidi que melhor seria fazer o curso de Letras, na UFJF. Fiz mestrado na mesma UF, onde dei aulas de Língua e Literaturas de Língua Inglesa. Em 2004 comecei a participar de concursos e antologias literárias. Atualmente sou membro de academias de letras e instituições culturais no Brasil e no exterior, tenho 15 livros solo publicados, além de capítulos de livros, prefácios e artigos. Destaco o meu livro Respingos Poéticos, de Aldravias, com transcrição em Braille.

_________________________
8ª Participação na Mostra:

Basilina Pereira

Nasceu em Ituiutaba (MG), em 14 de setembro de 1945. Professora aposentada, advogada, poeta e escritora. Participação em antologias. Bibl:. Quase poesia, 2009; Janelas, 2010; Tempo contrário, 2011; À sombra das palavras, 2013; O som das asas, Ninhos de sombras, 2014; Sonhos antigos, 2012; Alguns dedos de prosa, 2015; Um lugar chamado depois, 2017. Pertence à Academia Momento Lítero-cultural de Rondônia, à Academia Rio-Grandina de Letras; à Academia de Letras e Artes de Goiás; à Academia de Letras e Artes Buziana; à Academia de Ciências, Letras e Artes de Vitória; titular e Presidente da Academia de Letras e Música de Brasília – ALMUB; à Academia Internacional de Cultura – AIC e Academia de Letras do Brasil. Foi agraciada com os prêmios: Acadêmico Cláudio de Sousa, 2012; concedido pela LITERARTE, por seu livro Janelas; INTERARTE – Literatura, 2012; conferido pela Academia de Letras e Artes de Goiás, pelo conjunto de sua obra; Altas Insígnias pela Divine Academie Française des Arts, Lettres et Culture de Paris, 2013; prêmio Luso Brasileiro – Melhores Poetas de 2012, outorgado pela Editora Mágico de OZ e a Associação de Poetas da Região Autônoma de Madeira-Portugal; prêmio LITERARTE de Cultura, 2013; Destaque Poesia, 2013, conferido pela Academia de Letras e Artes de Fortaleza; Melhores romances, 2013, pelo livro Sonhos antigos; prêmio TOP LITERARTE de poesia com o livro Tempo contrário; ambos concedidos pela Associação LITERARTE; medalha Pablo Neruda oferecido pela Pontifícia Universidad Católica de Santiago – Chile, 2014; medalha Ilustris Personae, da revista Capital, 2015; por ocasião do 55º aniversário de Brasília, Troféu Imprensa sem Fronteira na categoria Literatura, 2016; Prêmio Mérito Literário conferido pela Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba, 2016 e Troféu Dama da Poesia, pela Associação Cultural Poemas à Flor da Pele, 2016, entidade nacional com sede em Porto Alegre...

____________________________
7ª participação na mostra:

Sobre Onã Silva, A Poetisa do Cuidar

A enfermeira-artista Onã Silva, A Poetisa do Cuidar possui a seguinte formação acadêmica: Graduada em Enfermagem e Artes Cênicas, Pós-Graduada em Saúde Pública, Mestre em Educação, Doutora e Pós-Doutora. Enfermeira-artista: escritora, cordelista, atriz, artista visual e da moda, realizo performances sobre arte do cuidar e youtuber. Desenvolvo ações interfaceando arte, cultura e saúde, bem como pesquisando, publicando e divulgando a enfermagem voltada ao conhecimento estético. Idealizou a Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem (Academia IPÊ). Filiada a diversas academias literárias e segmentos literários.

Autora de mais de 20 livros publicados, dentre os quais, encontram-se na ELOS – Estante Literária Onã Silva: ... Mas a alegria vem pela manhã; O Sol da Justiça; A Quadradinha de Gude; Miriã, uma Enfermeira Bambambã; A Derrota de Penina; Anjinho Minho... Mãezinha Minha...; Mundo-Bola; Histórias da Enfermagem no Universo de Cordel; Cordel do Trabalhador: do labor até o burnô; Voa Balão! Voa Imaginação!; Grandes Enfermeiras: Florence Nightingale e Anna Nery; Enfermagem com Poesia: a arte sensível do cuidar; Estomaterapia: cuidado à fina flor da poesia; Sai pra lá com essa OS, a saúde do povo agradece; Cuidar e Rimar é só começar; Jorge Vianna: de borracheiro a Deputado Distrital Samuzeiro; A viagem fantástica em cordel pela história da enfermagem, e outros livros individuais e coletivos.

Recordista pelo RankBrasil Recordes. Recebeu em 2019, o Titulo de Cidadã Honorária de Brasília, pela Câmara Legislativa do Distrito Federal e o Prêmio Edição Culturas Populares, Secretaria Especial de Cultura. Autora premiada em concursos de poesias, monografias e trabalhos científicos.

_________________________________


6ª participação na mostra, "Olivroemtodososlugares"

Olá, sou Adriana Araújo, escritora brasiliense, membro da ALAC - Academia de Letras de Águas Claras e membro da AIAB. Sou autora de 3 livros infantis. Dois deles, escritos em parceria com meu filho, Marco Antonio A Roman, 14 anos, também membro da AIAB. Participei de várias antologias brasileiras.

Para nós, do @olivroemtodososlugares, é uma alegria imensa fazer parte desta família inclusiva e poder difundir um pouco mais o nosso trabalho de escritores, incentivadores da leitura e falar da importância da interação entre pais e filhos.

Nossos objetivo, também, é disponibilizar os nossos livros em Braille e letra ampliada, de maneira que promovamos a acessibilidade e a inclusão.

Os nossos livros são:

Toninho e Seu Fiel Amigo Bolota (2017);

Toninho e a Festa do Bicho Dente (2019);

(já transcrito ao Braille e doado à Bibliobraille);

O mundo de Guto (lançamento, bilíngue, 2020).

Feliz por estar aqui! 🙏🏻

________________________________
5ª participação na mostra:

Sou Dora Duarte, autora de quatro livros de poesia, participação em várias coletâneas no Distrito Federal. Participei como jurada de bancas de concursos literários, entre eles: Ministério Público e Territórios, SESC Nacional, Secretaria de Educação do DF e Secretaria de Cultura entre outros. Tive poesias citadas em dois concursos para professor da Secretaria de Educação. Quando conheci o Projeto de Inclusão de Deficientes Visuais sob o comando de Dinorá Couto Cançado e Equipe, quis participar e ainda me chamou a atenção o fato do projeto naquela época funcionar na Escola Classe 6, e foi lá que conclui o antigo curso pimário. Admiradora do trabalho participo dos eventos sempre que possível. Agora aposentada, gostaria de contribuir de alguma forma.
____________________________________

4ª participação na Mostra

Brenda Marques Pena

Que honra este convite! Será um prazer participar com vocês deste evento virtual da Academia Inclusiva de Escritores Brasileiros!
Estarei presente com vocês compartilhando minha poética com poesia sonora que tenho a honra de compartilhar com vocês!

Aí vai uma minibiografia minha e uma foto de apresentação.

BRENDA MAR(QUE)S PENA é uma artista multifacetada: escritora, jornalista, fotógrafa, baterista e performer. Nasceu e vive em Belo Horizonte (MG), onde trabalha na Rede Minas Cultural e Educativa. É fundadora do Instituto Imersão Latina (IMEL). Diretora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, em Minas Gerais – AJEB-MG. Autora dos livros: Tsunâmica (Sangre Editorial, 2019) Manos Pulsantes (O Lutador, 2017), DESnaturalizados (Editora Saramandaia, 2016), Poesia Sonora – História e Desdobramentos de uma Vanguarda Poética (Editora Tradição Planalto, 2009), Utopias Possíveis: Imersão Latina: 10 anos (O Lutador, 2015) e organizadora das antologias do coletivo Nós da Poesia, atualmente na sétima edição.
___________________________________

Primeiro livro : Mochila de histórias. Lançamento com minha amiga e madrinha literária Dinorá Couto Cançado. Linda recordação.

3ª participante da amostra 

Alessandra Alexandria

Foram tantos eventos maravilhosos que tive a oportunidade de participar. Minha história com a Academia inclusiva aconteceu no Evento 12º Fórum Brasília,capital das leituras realizado em 15.05.2018. A convite da Presidente Dinorá Couto Cançado acompanhei uma criança com necessidades visuais... desde então o desejo de fazer parte desse lindo espaço foi crescendo cada vez mais. Tive o grande presente de ser convidada para fazer parte dessa Academia Inclusiva de Autores Brasilienses, como membro Titular.

Tantos momentos compartilhados com todos os frequentadores dessa linda Biblioteca. Irei selecionar algumas fotos e postar aqui no evento. Gratidão. 🌹


Primeiro livro : Mochila de histórias. Lançamento com minha amiga e madrinha literária Dinorá Couto Cançado. Linda recordação.
________________________________________


2ª participação no evento:

Jerusa Eulálio

Tomei posse na AIAB durante a primavera de 2019. Minha trajetória tem a marca da inclusão social com a prestação de serviços em escolas, instituições beneficentes, feiras e ações sociais desde a década de noventa. A mediação de leitura e contação de histórias sempre estiveram presentes nas atividades.
Conviver com pessoas deficientes nos traz sempre algo novo, inesperado que nos ilumina a alma e nos leva a namorar a vida.


Cerrado do Meu Coração
Jerusa Eulálio

Meu senhor dono da casa,
Da licença de chegar.
Viemos anunciar, alertar e convidar a salvar a natureza
O cerrado! A nossa grande mãe beleza.
Cerrado de poeira vermelha
De árvores desordenadas e retorcidas
De murundus e veredas
O guarda águas dos sertões.
Das terras brasileiras de nossos corações.
Cerrado pai das águas, caixa d’água nacional
Tem águas emendadas, corre norte, corre sul.
Nessas águas corredeiras
Têm pintado, piau, traíra, piracanjuba, abotoado e pacú.
Riscam o céu em meio às nuvens
Aves em extinção
Pica-pau, papagaio, sabiá,
Macuco, mutum e mergulhão.
No cerrado tem catira, tem folia tem brincadeira.
Capivara, tamanduá e urutu
Dançam na mata com a jaguatirica, o gambá e o tatu.
Também rodopiam e salteiam
A onça-pintada, o lobo-guará e o teiú.
Sua vegetação é medicinal,
É remédio natural.
Assa-peixe, pau-ferro, barbatimão,
Chapéu de couro, pau-pombo, cipó-de-são-joão.
Cura males, cura dores, curam feridas,
Suas plantas salvam vidas.
Existe um colorido perfumado por todo lado.
Quaresmeiras, ipês, bromélias,
Orquídeas e figueiras.
A mais bonita com certeza
É a flor do diabo,
A caliandra do cerrado.
Vamos salvar!
Para erosão não devorar.
Vamos replantar para a terra a chuva não levar.
O negócio é salvar!
Para o cerrado nos recompensar
Com muita fartura:
Pequi, jatobá,
Babaçu, buriti,
Mangaba e Ingá.
Venha cá! Vamos sair por aí!
Ensinando a cuidar.
Não desmatar para o córrego não assorear.
Respeitar o tempo da natureza para ela reflorestar.
Não jogar lixo nas ruas nem da água abusar,
Queimadas? Nem pensar!
A natureza não perdoa,
Ela pode nos castigar.
Meu senhor dono da casa dá licença de sair
Agora vamos embora
Pelo cerrado afora.
Todas as crianças vão gostar
E do cerrado vão cuidar.
_______________________________


1ª participação no evento:

Paola Rhoden

Sou AIABiana desde a fundação da Academia, juntamente com muitos outros que optaram por participar daquele momento de inclusão.
Viver a realidade de pessoas com deficiência é uma arte, assim como a arte de escrever, a arte de criar ou a arte de ser feliz.
Colocar alguns de meus momentos à disposição de quem precisa, seja a necessidade que for, me põe mais próxima da Luz que Deus nos dá gratuitamente, todos os dias.
Gosto de poetar as coisas da vida, pois em tudo encontro poesia. Gosto de escrever o real e o irreal, porque em todas as letras que se juntam para contar um fato, fica um pouco de minha história e de minha vida.
Procuro ser criativa colocando o que gosto e aprendi em favor da arte. Escrever e meu trabalho de Design Gráfico faço por prazer. Esse prazer me faz entender que tudo o que posso fazer, é o maior bem que recebi ao nascer.

Um poema em pentassílabo escrito em 2006 por Paola Rhoden

Um vaso quebrado,
a luz na calçada,
um riso chorado,
a flor amassada.
Um peixe no aquário
Luz e água escorrendo
Amor perdulário,
E uma alma morrendo.
Nem sei se a paleta,
De cores variadas,
Tingindo a esperança,
Traz coisas guardadas.
Só sei que os quebrados
E as folhas rasgadas
Nem são mais lembrados
Sequer nas pegadas,
Porque a tristeza,
Em sua lerdeza,
Largou a semente,
De uma alma demente ,
Nos vasos quebrados.
______________________________________

5 comentários:

  1. DINORÁ COUTO CANÇADOsexta-feira, 24 julho, 2020

    Atenção, ainda na etapa de pré-produção do Dia de Escritor: todos os 19 seguidores desse blog já podem participar dessa pesquisa ainda nessa fase, ok? Vamos tirar um 10?
    Celebrando o Dia do Escritor – 25 de julho
    1ª Mostra Inclusiva de Escritoras AIABianas (coincidentemente, só vieram Mulheres, na etapa de pré-produção - 14/7 a 24/
    Pesquisa/Teste sobre as Escritoras que representam 3 entidades: AIAB, AJEB DF, GAEB...
    Obs: pra que tirem nota 10, livre no facebook pra quaisquer interessados. Podem consultar, no evento, no blog aiabbrasilia.blogspot.com, desde que o siga, ok? O importante é pesquisar e aprender mais das autoras participantes.
    Roteiro de perguntas (responda, confira e dê a nota de 0 a 10 merecida, ok?
    1. Quantas e quais as escritoras que representam a 1ª Mostra Inclusiva de Escritoras AIABianas/2020?
    2. Qual é a Academia criada pela autora conhecida por “Poetisa do Cuidar” e qual é o nome dessa escritora?
    3. O “Livro em todos os lugares” une mãe e filho na produção de seus livros, uma parceria exemplar, quem são eles e qual o livro que deu início a esse exemplo?
    4. Uma das autoras trabalhou na UnB, estudou na escola onde a Bibliobraille/PLAB funcionou por 11 anos. Que escritora é esta e de qual escola falamos?
    5. Que autora multifacetada criou o Instituto de Imersão Latina e onde ela mora?
    6. As posses de titulares da AIAB ocorrem, sempre, num Fórum que começou em 2007. Que Fórum é este e que autora o citou quando foi empossada?
    7. Uma autora tem a marca da inclusão social em seu relato na pré-produção/evento. Quem é ela, o que ela faz e desde quando?
    8. Qual é a escritora, também advogada, que representa a AJEB DF e o que representa essa sigla?
    9. Que autora tem 15 livros publicados, onde mora e qual deles foi transcrito em Braille e enviado por ela à AIAB/Bibliobraille?
    10. A autora desse blog, com lançamento inovativo, como fonte de pesquisas inclusivas, demonstra bem seu espírito de inclusão, o requisito olhado para tomar posse na AIAB. Quem é ela e qual a frase que define isto em seu texto?
    Minha nota: ----------Nome

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jerusa Eulálio, entre minhas atividades criativas destaco a participação no Curso Reeditor Ambiental VI - 2009, realizado na Estação Ecológica de Água Emendadas-ESECAE. Uma das atividades obrigatórias para a conclusão do curso era uma apresentação artística, onde nasceu o poema “Cerrado do Meu Coração” inspirado na literatura de cordel com a finalidade de despertar nas crianças e adultos o cerratense que existe dentro de todos nós.
    Foi publicado:
    https://aguasemendadas.blogspot.com/2009/10/cerrado-do-meu-coracao.html,
    https://issuu.com/azimutecom/docs/14dez10_almanaque_2010_completa_n8

    ResponderExcluir
  3. Querida Dinorá Couto,

    Quero te desejar nesse dia do escritor muita saúde,paz e que você continue iluminando e incentivando os escritores, que assim como
    você acreditam no poder da arte das palavras, da educação para um mundo melhor. Agradeço muito a Deus por sua amizade. Muito obrigada por incentivar sempre meus projetos e sonhos literários.Admiro muito o seu trabalho a frente dessa Academia Inclusiva.
    Sempre achei que o espírito inclusivo, a humildade e a empatia são qualidades primordiais em qualquer carreira, na de escritor não é diferente. Te chamo de madrinha literária muitos podem até não entender, mas hoje vou relatar. No momento em que penei em desistir do caminhar literário , você me deu asas e sempre me incentivou para eu não desistir desse caminhar literário,falo que você me deu asas para eu continuar seguindo com mais perseverança em busca dos meus SONHOS literários. Por isso e por outros motivos você é minha madrinha literária. Nós escritores sejamos como as borboletas, apesar dos dias difíceis e quando o vento está muito forte impedindo as belas borboletas a voarem lindamente, elas continuam a persistir... até que um lindo dia a tempestade passa e a borboleta volta a voar, e voa alto, lindamente com suas asas coloridas dando um novo sentido a sua vida novamente.
    Sejamos todas como essas linda borboleta.

    FELIZ DIA DO ESCRITOR.

    Alessandra Alexandria da Cruz Noronha

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu trabalho lindo! Tenho muito orgulho da AIAB.Vou tentar me inscrever. Não sei como é.

    ResponderExcluir
  5. Pena que eu nao estava....Mas valeu pelos nobres Colegas das Letras

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.