Horário de Brasília

00:00:00

11/06/20

As Amélias de hoje - 11 de junho de 2020 - Paola Rhoden

AIABianas vivendo a pandemia em clausura, conectando-se ao mundo por meio deste blog inclusivo

As Amélias de hoje

Um dia desses lendo um livro de uma escritora que não fez sucesso, mas que escreve muito bem, um capítulo me deixou pensativa. O título do capítulo era “Download do Passado”, e falava sobre esquecimentos dos filhos, desperdício de vida, falta de reconhecimento, perdas e dores. Aí me pus a fazer o download de meu passado, e vi também, como a escritora dizia, que tudo que fiz ao longo de eternas datas, foi estar disponível em todas as horas, e nunca recebi um reconhecimento ou um muito obrigado. Passei a ver que, sempre fui considerada como que na obrigação de deixar tudo fácil, tudo em seus lugares para que todos achassem sem esforço. Roupa lavada e passada, comida na mesa esmeradamente bem feita, casa limpa, porque se não estivesse ao gosto seria severamente criticada, ou no mínimo, vastas falas sobre o querer de cada um e tudo mais. Fui desde sempre, não mãe, nem esposa, nem companheira. Apenas alguém disponível, com algo sempre a doar.
E nunca ninguém fez nada por mim. Nem um chá se estivesse doente, nem uma blusa passada se não pudesse fazê-lo.

E sei que fui igual a tantas outras mulheres espalhadas pela face deste planeta.

Fico então a pensar, que não tem mesmo remédio. É assim que deve ser. Somos escravas de um sistema onde precisamos trabalhar fora para ajudar no orçamento, e ainda continuar sendo ‘Amélias’.

Haja disposição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.