Horário de Brasília

00:00:00

26/06/20

Agradecimento



A todos os participantes e não participantes da AIAB-Academia Inclusiva de Escritores Brasilienses, os agradecimentos dos moderadores deste Blog que estão, com alegria, tentando levar a vocês as notícias relevantes, ou não, dos acontecimentos inclusivos no dia a dia de nossa Academia.
Até o momento nos detemos às informações mais esclarecedoras sobre: fundação, posses, algumas curiosidades, e com os acontecimentos online promovidos pela presidente Dinorá Couto Cançado, nas páginas de seu Facebook.
Não fiquem inibidos em nos orientar, ou pedir postagens que se refiram à inclusão de qualquer atividade de pessoas com deficiência, seja ela qual for.
Recebam todos o nosso abraço inclusivo.







4ª Semana Nacional de Arquivos



   Curso de inclusão social na 4º Semana Nacional de Arquivos:
por Dinorá Couto Cançado

   "Uma miscelânea de ações inclusivas, culturais e educacionais por meio de postagens arquivadas em hemerotecas midiáticas acrescidas de apresentações artísticas, sendo três a cada dia, contemplando exibição de vídeos, exposição virtual, artigos e/ou pesquisas acadêmicas, lives, reportagens de jornais e revistas, com inscrições prévias de interessados a serem certificados on-line, ao final do curso, aos 60 primeiros inscritos, avaliados por bate-papo nas redes sociais e memorial descritivo de conhecimento adquirido e de novas ideias acessíveis que surgirem no decorrer das postagens".



21/06/20

AIAB descrita com maestria por Leonna Fontes

 Texto publicado no curso Inclusão Social Brasiliense na página do Facebook de Dinorá Couto Cançado.

"Academia Inclusiva de Autores Brasilienses é o resultado de um trabalho intenso, produtivo, criativo, inclusivo, dentro de uma biblioteca simples, que nasceu há 25 anos atrás, uma biblioteca inclusiva, para deficientes visuais, que com a fundadora, as duas deficientes visuais, Noeme Rocha e Neuma Mirian, promovendo atividades diversificadas desde o seu início, juntamente com a coordenadora Dalila, fizeram "O Projeto" que se transformou ao longo de um tempo em um programa, em 2017 a Academia Inclusiva nasce coroando o resultado desse trabalho de tantos anos, unindo literatura, escritores, brasilienses, deficientes visuais do DF e entorno, voluntários e os funcionários da biblioteca Braille, onde juntos travaram uma batalha pacífica e enriquecedora, onde a autoestima era objetivo principal, para que estimulados os deficientes visuais pudessem produzir, escrever, criar, a Academia Inclusiva de Autores Brasilienses é o coroamento de um programa incansável de Dinorá Couto, dentro da Biblioteca Braille conjugado e apoiado pelos funcionários e voluntários, chegando a outros países um ousado projeto sem fronteiras".
(Por Leonilde Maria Fontes, junho/2020)

19/06/20

Live do dia 18/06/2020





Publicado no Facebook alguns dos momentos da Live/oficina Brincando de Biblioteca com alunos das Faculdades JK/CCI.

18/06/20

Teatrinho inclusão fiscal




Construindo um País melhor

Com a turma do Leãozinho

Referência: Almanaque da turma do Leãozinho, do Programa Nacional de Educação  Fiscal da Receita Federal.

Adaptação: Dinorá Couto Cançado (Instrutora de Cursos de Educação  Fiscal)

Encenado por Noeme Rocha pessoa com deficiência visual



Visite o Site: leaozinho.receita.fazenda.gov.br






1º  ATO: Falando dos Direitos das Crianças


1 - Bom dia Leãozinho! Como é a vida na floresta?

2 -  Nós, filhotes, só brincamos e aprendemos.

1 - Aqui também nós vamos à escola para aprender. Pena que nem toda criança frequenta uma escola.

2 - O quê, crianças fora da escola? E aquele papo de direitos iguais para todos?

1  -É, leãozinho, podemos mudar isso, vamos à Biblioteca de minha escola, dar uma olhada na Constituição. Lá vamos nos informar o que já foi feito pra melhorar o dia-a-dia das crianças e  adolescentes no Brasil. Você já ouviu falar do Estatuto da Criança e do Adolescente, vamos, vamos...

2 - Ah, vou avisar, tenho o direito de divertir também, duvido que você me pegue.



2º ATO: Cuidando dos bens públicos


1 - Leãozinho, na floresta, alguém pinta ou suja as árvores ?

2 - De jeito nenhum, de onde venho, todos cuidam do ambiente e a nossa floresta é saudável e bela!

1 - Na aula que você vai assistir comigo hoje, teremos uma nova ação sobre cidadania, pois os filhotes humanos – as crianças - precisam aprender a cuidar das próprias coisas e das coisas comuns.

2 - Concordo, amiga, passamos por aquele parquinho e lá tem um monte de brinquedos quebrados. Onde já se viu isto?

1 - Outro dia, aprendi que os moradores pagam impostos e com esse dinheiro são construídos os bens públicos: a praça, a escola, o hospital, a biblioteca da cidade... devemos ter com o patrimônio público o mesmo cuidado que temos com nossas coisas pessoais. E, hoje, vamos  pra uma aula prática de cidadania: o mutirão da limpeza. Vamos logo... agora o nosso dever a cumprir.

2 - Claro, pra termos nossos direitos atendidos...



3º ATO: Despertando nossa responsabilidade

1 - Boa tarde, amigo leãozinho, estive pensando em  quanto custa os bens públicos para o povo... que papo sério!

2    - Isso mesmo , quanto é gasto na saúde nas escolas, em habitação, em esgotos, é preocupante!

1 - Vamos fazer uma visita ao prefeito da cidade, pois existe uma lei que obriga os governos a apresentarem como o dinheiro está sendo aplicado. É a lei da Responsabilidade Fiscal!

2 - Educação, participação e até responsabilidade. Como estou aprendendo, o que mais vem por aí...

1 - Não podemos aceitar que haja tantos problemas sociais em nossos país, não podemos aceitar crianças abandonadas nas ruas!

2 - Ah! Já sei, é necessário, também, ter responsabilidade social, vou dormir, bem pensativo, hoje, sobre esta questão social, é preciso fazer algo, urgente...



4º ATO: Tratando dos Impostos:

1-   Nossa conversa, de hoje, com o tema “Quem paga a conta” promete. Aprendi que quem paga é o povo! 

2-   Evidentemente. Até me confundem com o leão do Imposto de Renda. Explique-me, sobre isto?

1 - Pagamos impostos ao comprar qualquer coisa, o imposto está incluído no valor do produto; pagamos, ao falar no telefone, ao receber nossos salários, uma parte do dinheiro vai para o governo e com esse dinheiro o governo atende as necessidades do povo...

2 - Já sei, em saúde, transporte, segurança... Mas por quê há tanta gente que reclama, que está insatisfeita ?

1 - Isso acontece porque muitos não cumprem seu dever de cidadania, muitos não pagam seus impostos. O governo também nem sempre aplica bem o dinheiro.  E todo ano, o cidadão tem que declarar o imposto de renda.

2 - Ah, por isso temos que ter atenção com os dois lados, fiscalizar sempre, exigir nota fiscal...

1-Agora sou eu, que tenho que correr pra lembrar o meu compadre tatu que é o ultimo dia de declarar o Imposto de Renda...







Projeto Luz em Braille

Evento inclusivo na Biblioteca Nacional interagindo videntes e pessoas com deficiência visual.
Projeto Luz em Braille.

Lais Maia

A aluna Lais Maia, frequentadora da Bibilobraille, aprende com André Ricardo a arte do violino.
Ambos pessoas com deficiência visual.

14/06/20

Momento descontraído no TJDF


Apresentação de danças com pessoas deficientes 
em homenagem ao dia do escritor.
Local: TJDF

11/06/20

Amigos do Braille

Irmãos unidos nas artes

Mostra Brasília, capital das leituras

As Amélias de hoje - 11 de junho de 2020 - Paola Rhoden

AIABianas vivendo a pandemia em clausura, conectando-se ao mundo por meio deste blog inclusivo

As Amélias de hoje

Um dia desses lendo um livro de uma escritora que não fez sucesso, mas que escreve muito bem, um capítulo me deixou pensativa. O título do capítulo era “Download do Passado”, e falava sobre esquecimentos dos filhos, desperdício de vida, falta de reconhecimento, perdas e dores. Aí me pus a fazer o download de meu passado, e vi também, como a escritora dizia, que tudo que fiz ao longo de eternas datas, foi estar disponível em todas as horas, e nunca recebi um reconhecimento ou um muito obrigado. Passei a ver que, sempre fui considerada como que na obrigação de deixar tudo fácil, tudo em seus lugares para que todos achassem sem esforço. Roupa lavada e passada, comida na mesa esmeradamente bem feita, casa limpa, porque se não estivesse ao gosto seria severamente criticada, ou no mínimo, vastas falas sobre o querer de cada um e tudo mais. Fui desde sempre, não mãe, nem esposa, nem companheira. Apenas alguém disponível, com algo sempre a doar.
E nunca ninguém fez nada por mim. Nem um chá se estivesse doente, nem uma blusa passada se não pudesse fazê-lo.

E sei que fui igual a tantas outras mulheres espalhadas pela face deste planeta.

Fico então a pensar, que não tem mesmo remédio. É assim que deve ser. Somos escravas de um sistema onde precisamos trabalhar fora para ajudar no orçamento, e ainda continuar sendo ‘Amélias’.

Haja disposição.


4ª Semana Nacional de Arquivos


Curso inclusão social brasiliense

Uma miscelânea de ações inclusivas, culturais e educacionais por meio de postagens arquivadas em hemerotecas midiáticas acrescidas de apresentações artísticas, sendo três a cada dia, contemplando exibição de vídeos, exposição virtual, artigos e/ou pesquisas acadêmicas, lives, reportagens de jornais e revistas, com inscrições prévias de interessados a serem certificados on-line, ao final do curso, aos 60 primeiros inscritos, avaliados por bate-papo nas redes sociais e memorial descritivo de conhecimento adquirido e de novas ideias acessíveis que surgirem no decorrer das postagens. Portal Facebook Dinorá Couto.

07/06/20

Participe da 4ª Semana Nacional de Arquivos - 7 a 21 de junho de 2020


De 7 a 21 de junho de 2020 participe com a AIAB no evento com o tema:
 "Empoderando a sociedade do conhecimento" 

 acontecimento online com Dinorá Couto Cançado, via
Facebook, na página especial do evento:

Inclusão Social na 4ª Semana Nacional de Arquivos

05/06/20

Miss PcDV em destaque

Atividades lúdicas da Biblioteca Braille Dorina Nowill, em parceria com a AIAB, promovem a socialização de pessoas com deficiência junto ao público.
Nesta ocasião, 7/11/2018, foi eleita a primeira Miss com deficiência visual, Naiara da Silva Fontenelle, durante o Bazar anual da Bibliobraille.



04/06/20

Texto de Zilda Barradas


O depoimento de Zilda Barradas no grupo 50 Tons Culturais foi dramatizado em vídeo por Adma Figueiredo Oliveira Lima, pessoa com deficiência visual e dislexia.

   






Escritores


Escritores reunidos pela divulgação do Braille no Espaço Cultural de Taguatinga.

03/06/20

Painel de inclusão

AIAB e Bibliobraille Dorina Nowill promovem o painel de inclusão para incentivo das artes manuais e da literatura.

Teatro



Teatro encenado por pessoas com deficiência visual, apresentando a história infantil "Lango e Tixa - Papo que Espicha", escrita por Dinorá Couto Cançado.

Logo da AIAB


Noeme Rocha, Vice Presidente da AIAB, apresentando a Logo da Academia em alto relevo.


02/06/20

Noeme Rocha


Leitura do poema "Brasília Capital das Leituras"

Poema inserido no livro "Asas para o Apogeu" da Literarte, interpretado pela autora Dinorá Couto Cançado.

Poesia de Dinorá Couto Cançado


Apresentação


  

Pioneira Academia de Escritores Inclusivos na Cidade de Brasília

Academia Inclusiva de Autores Brasilienses é uma associação que representa escritores de Brasília, deficientes ou não. 
Nossa associação busca incentivar autores a tornarem suas obras acessíveis aos deficientes visuais, bem como, oferece suporte e informações sobre as mais diversas questões inerentes ao coroamento do que é ser AIABiano.
Presidente da AIAB: Dinorá Couto Cançado
Vice Presidente da AIAB: Noeme Rocha

 Entre em contato no e-mail abaixo para obter mais informações.


academiainclusivabrasiliense@gmail.com