Horário de Brasília

00:00:00

19/10/20

Aprendiz, sempre! Busca contínua por aprendizado em curso de extensão...



Curso: Gestão Cultural como Visão Estratégica para Mobilização do Desenvolvimento Sustentável 

DISCIPLINA : CULTURA POPULAR - HISTÓRIA E MÚSICA EM MÁRIO DE ANDRADE E ARIANO SUASSUNA CARGA HORÁRIA 8 h/a PROFESSOR FRANCISCO ANDRADE (doutorando)

Tarefa 1 - Aula 1 Mário de Andrade, a criação da realidade e a realidade da criação

Car@s alun@s!

Eis as questões:

1) qual é a criação da sua realidade cultural?

2) qual é a realidade da sua criação?

3) Qual é o seu maior patrimônio cultural?


Respostas de 3 a 5 linhas para o email franciscoandrade.br@gmail.com até de 18/10

1. 1. A criação de uma Biblioteca Braille, em 1995, com 2 mil livros em Braille e 2 funcionárias deficientes visuais, vindas da Secretaria de Cultura e eu era da Secretaria de Educação. Um impasse que foi resolvido com uma sala de aula que abrigou o patrimônio por 11 anos, até conseguirmos uma mudança pra um local independente. E lá se vão 14 anos nesse novo local, com quase tudo a cargo da Secretaria onde aposentei. 

2. 2.Uma realidade diferenciada, pois ela existe de fato, mas não de direito. Um termo de parceria entre as 3 instituições do Estado que abraçam as bibliotecas públicas nunca foi assinado por mais intensos que tenham sido os esforços. Um projeto de dinamização criado junto com ela garantiu toda a sustentabilidade dessa Biblioteca ao longo desses 25 anos de voluntariado nessa instituição, exemplo de inclusão social. 

3. 3. Essa prática de 25 anos comemorada bodas de prata on-line, chamada Luz & Autor em Braille que, em 2017, fez nascer a 1ª Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB, com membros espalhados mundo afora, nesses 3 anos de existência. Em formato itinerante, vai fortalecendo uma ciranda de solidariedade. Com 8 livros publicados e, sempre alimentando 25 projetos autorais, o Brasília, capital das leituras, indo pra sua 15ª edição, destaca-se. 

                                                                                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.