Boletim da Inclusão
Edição anual de ações 2022, noticiadas por Dinorá Couto Cançado
E-mail: academiainclusivabrasiliense@gmail.com
25/12/2022 – 27º ano
Internacionais
· Participação no 4º Encontro Mundial da Literatura Brasileira, pela AILB: Academia Internacional de Literatura Brasileira no Consulado do Brasil em Nova York, com painel temático, premiação e Feira de Livro.
· Visita especial à ONU: Organização das Nações Unidas, recebidas pelo Secretário Sr. Fábio Coelho. Doação de livros, apresentação da AIAB itinerante: Academia Inclusiva de Autores Brasilienses, representada pelas 3 AIABianas: Dinorá Couto, Sabrina Anes e Almerinda Garibaldi que apresentou seu Instituto Educadores Globais, nova parceria da AIAB.
· Entrega de 3 coletâneas “Sem Fronteiras pelo mundo” para a Biblioteca do Consulado, da ONU e da Biblioteca Brasileira em Nova York, ganhando do cineasta Yves Goulart 2 documentários.
· Participação na 92ª Feira do Livro de Lisboa, sob representação e atividades colaborativas de descrição, audiodescrição em eventos da Rede Mídia sem Fronteiras, em Lisboa/ Portugal, ampliando as parcerias: Algarve, Suiça...
· Produção “Viajando pelos tipos de acessibilidade” na Coletânea “Sem Fronteiras pelo mundo”, organização de Dyandreia Portugal, reforçando a Inclusão Social Brasiliense, desde 2015.
· Participação em Feiras virtuais do Peru, do México, da Bolívia, a convite do IICEM: Instituto Internacional de Cultura em Movimento, pelo título certificado de “membro de honra”.
· Realização da 2ª edição do PIEI: Prêmio Internacional de Espírito Inclusivo, com 28 duplas.
· Homenagem na Feira Internacional do Livro de Paraty com poemas sobre Maria Firmina dos Reis, a homenageada, em vídeo, no telão da cidade: Videntes e Pessoas com deficiência visual.
· Contatos com Mara Parrela, madrinha do PIEI, na Holanda sobre seu NAIAB e novos temas.
Nacionais
· Participação em lives, a convite de várias entidades do país: Coletivo Mulheres Artistas; AJEB MG: Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil/Minas Gerais e outras.
· Inscrição de atividades culturais da AIAB/Bibliobraille na Semana Nacional de Museus, na Semana de Ação Mundial, na Semana Nacional dos Arquivos, no Dia Mundial da Criatividade, na Primavera dos Museus, com atividades comemorativas.
· AIAB é finalista do Prêmio Inspirar, realizado pelo Instituto Neoenergia; selecionada para Banco de dados do Prêmio Innovare e editais diversos.
Locais
· 18º Fórum Brasília, capital das leituras, na Biblioteca Nacional de Brasília, com 5 novos projetos, sendo 3 de pessoas com deficiência visual e 2 de AJEBianas do DF: Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, onde exerço a diretoria de Cultura e Projetos, totalizando 90 mapeados. Assessoria à AJEBiana Salete Moreira em seu projeto no FAC: Fundo de Apoio à Cultura.
· Posse de membros titulares da AIAB, no Fórum e outras categorias em eventos virtuais e presenciais, como na II Feira de Tecnologias Assistivas e o empossado César Achkar.
· Edição do livro Brasília capital das leituras: 60 projetos mapeados, com e-book, livro em tinta e em Braille com letra ampliada, com entrega aos autores dos projetos e outros.
· Participação de pessoas com deficiência visual nos lançamentos do livro com participações ativas na 36ª Feira do Livro de Brasília e em lançamentos virtuais, como o Book Box.
· Estímulo aos já criados e criação de mais NAIABs (núcleos da AIAB=24) com entrega de livros editados com produções de pessoas com deficiência visual e outros títulos.
· Oficinas de Biblioterapia por AIABianos do Projeto “Olivroemtodososlugares: Adriana Araujo e filho Marco Antonio, na Bibliobraille, com o uso de materiais acessíveis.
· 15º Bazar Literário com aclamação da miss: Larissa Pâmela; do míster André Ricardo e do destaque do Painel da Inclusão Adma Oliveira.
· Biblioteca da AIAB e Bibliobraille recebe livros em Braille das autoras: Cecy Barbosa, Mel Corgozinho, Paola Rhodem, Isabele Pavesi, Arlene Muniz, Adriana Araújo, para leituras e empréstimos e o direito à acessibilidade garantido.
· Atuação com mesa, por 3 dias de programação, na 5ª Feira do Livro da CLDF -Câmara Legislativa do Distrito Federal sob curadoria de Onã Silva e iniciativa do Dep. Jorge Viana.
· Live sobre Acessibilidade em Bibliotecas, a convite de Cristian Brayner na Câmara Federal, inspiração para a crônica do ano, lançada em Portugal, indo para 20 países.
· Quatro Gincanas literárias sobre viagens, com envio no privado de cada Pessoa DV.
· Realização da Jornada Inclusão Social Brasiliense, manutenção do grupo no whatsApp e criação de outro: AIAB, com postagem somente para administradora.
· Criação e manutenção de rede social da AIAB, por Paola Rhoden com criação de artes (cards, mosaicos, convites...) e atualização contínua do blog da AIAB.[
· Lives com autores locais: Cândida Carpena, Clara Rosa, Alessandra Alexandria...
· Lançamento de livro em tinta e em Braille, de Paola Rhoden, na Bibliobraille.
· Duas oficinas com lançamento de Projeto “Mãos ativas, olhos vivos” de Diva Couto (BH) com tolha pintada por pessoas com deficiência visual e videntes, com uso de stencil, entregue na inauguração da tolha, como painel do lançamento DF da coletânea Sem Fronteiras pelo mundo, na Bibliobraille, sob coordenação das 3 entidades: AIAB, Bibliobraille e Educadores Globais.
· Rodas inclusivas: leitura de livros, convites, poema: videntes lendo para deficientes visuais, em quaisquer locais possíveis, os solidários da visão.
· Envio de livros em Braille à vários locais do país que fazem solicitações e em tinta com produções das PSVs, atendendo vários pedidos.
· Atendimentos personalizados, com assessorias, resgate de autoestimas, na sede da AIAB e Bibliobraille.
· Grupo Psicoterapêutico para pessoas com deficiência visual do DF (Fonte de Vida) comemorando 13 anos, Psi João Bezerra, no empreendedorismo humano e social da AIAB.
· Mudança do ipê laranja, símbolo para exposições na sala nobre da AIAB, com entrevistas para orientações de pesquisas acadêmicas
· Entrevistas inclusivas na mídia: falada, impressa, on-line e televisiva.