Horário de Brasília

00:00:00

26/12/22

Boletim da Inclusão, com algumas notícias internacionais, nacionais e locais

Boletim da Inclusão 

Edição anual de ações 2022, noticiadas por Dinorá Couto Cançado

E-mail: academiainclusivabrasiliense@gmail.com

25/12/2022 – 27º  ano

Internacionais

· Participação no 4º Encontro Mundial da Literatura Brasileira, pela AILB: Academia Internacional de Literatura Brasileira no Consulado do Brasil em Nova York, com painel temático, premiação e Feira de Livro.
· Visita especial à ONU: Organização das Nações Unidas, recebidas pelo Secretário Sr. Fábio Coelho. Doação de livros, apresentação da AIAB itinerante: Academia Inclusiva de Autores Brasilienses, representada pelas 3 AIABianas: Dinorá Couto, Sabrina Anes e Almerinda Garibaldi que apresentou seu Instituto Educadores Globais, nova parceria da AIAB.
· Entrega de 3 coletâneas “Sem Fronteiras pelo mundo” para a Biblioteca do Consulado, da ONU e da Biblioteca Brasileira em Nova York, ganhando do cineasta Yves Goulart 2 documentários.
· Participação na 92ª Feira do Livro de Lisboa, sob representação e atividades colaborativas de descrição, audiodescrição em eventos da Rede Mídia sem Fronteiras, em Lisboa/ Portugal, ampliando as parcerias: Algarve, Suiça...
· Produção “Viajando pelos tipos de acessibilidade” na Coletânea “Sem Fronteiras pelo mundo”, organização de Dyandreia Portugal, reforçando a Inclusão Social Brasiliense, desde 2015.
· Participação em Feiras virtuais do Peru, do México, da Bolívia, a convite do IICEM: Instituto Internacional de Cultura em Movimento, pelo título certificado de “membro de honra”.
· Realização da 2ª edição do PIEI: Prêmio Internacional de Espírito Inclusivo, com 28 duplas.
· Homenagem na Feira Internacional do Livro de Paraty com poemas sobre Maria Firmina dos Reis, a homenageada, em vídeo, no telão da cidade: Videntes e Pessoas com deficiência visual.
· Contatos com Mara Parrela, madrinha do PIEI, na Holanda sobre seu NAIAB e novos temas.

Nacionais

· Participação em lives, a convite de várias entidades do país: Coletivo Mulheres Artistas; AJEB MG: Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil/Minas Gerais e outras.
· Inscrição de atividades culturais da AIAB/Bibliobraille na Semana Nacional de Museus, na Semana de Ação Mundial, na Semana Nacional dos Arquivos, no Dia Mundial da Criatividade, na Primavera dos Museus, com atividades comemorativas.
· AIAB é finalista do Prêmio Inspirar, realizado pelo Instituto Neoenergia; selecionada para Banco de dados do Prêmio Innovare e editais diversos.

Locais

· 18º Fórum Brasília, capital das leituras, na Biblioteca Nacional de Brasília, com 5 novos projetos, sendo 3 de pessoas com deficiência visual e 2 de AJEBianas do DF: Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, onde exerço a diretoria de Cultura e Projetos, totalizando 90 mapeados. Assessoria à AJEBiana Salete Moreira em seu projeto no FAC: Fundo de Apoio à Cultura.
· Posse de membros titulares da AIAB, no Fórum e outras categorias em eventos virtuais e presenciais, como na II Feira de Tecnologias Assistivas e o empossado César Achkar.
· Edição do livro Brasília capital das leituras: 60 projetos mapeados, com e-book, livro em tinta e em Braille com letra ampliada, com entrega aos autores dos projetos e outros.
· Participação de pessoas com deficiência visual nos lançamentos do livro com participações ativas na 36ª Feira do Livro de Brasília e em lançamentos virtuais, como o Book Box.
· Estímulo aos já criados e criação de mais NAIABs (núcleos da AIAB=24) com entrega de livros editados com produções de pessoas com deficiência visual e outros títulos.
· Oficinas de Biblioterapia por AIABianos do Projeto “Olivroemtodososlugares: Adriana Araujo e filho Marco Antonio, na Bibliobraille, com o uso de materiais acessíveis.
· 15º Bazar Literário com aclamação da miss: Larissa Pâmela; do míster André Ricardo e do destaque do Painel da Inclusão Adma Oliveira.
· Biblioteca da AIAB e Bibliobraille recebe livros em Braille das autoras: Cecy Barbosa, Mel Corgozinho, Paola Rhodem, Isabele Pavesi, Arlene Muniz, Adriana Araújo, para leituras e empréstimos e o direito à acessibilidade garantido.
· Atuação com mesa, por 3 dias de programação, na 5ª Feira do Livro da CLDF -Câmara Legislativa do Distrito Federal sob curadoria de Onã Silva e iniciativa do Dep. Jorge Viana.
· Live sobre Acessibilidade em Bibliotecas, a convite de Cristian Brayner na Câmara Federal, inspiração para a crônica do ano, lançada em Portugal, indo para 20 países.
· Quatro Gincanas literárias sobre viagens, com envio no privado de cada Pessoa DV.
· Realização da Jornada Inclusão Social Brasiliense, manutenção do grupo no whatsApp e criação de outro: AIAB, com postagem somente para administradora.
· Criação e manutenção de rede social da AIAB, por Paola Rhoden com criação de artes (cards, mosaicos, convites...) e atualização contínua do blog da AIAB.[
· Lives com autores locais: Cândida Carpena, Clara Rosa, Alessandra Alexandria...
· Lançamento de livro em tinta e em Braille, de Paola Rhoden, na Bibliobraille.
· Duas oficinas com lançamento de Projeto “Mãos ativas, olhos vivos” de Diva Couto (BH) com tolha pintada por pessoas com deficiência visual e videntes, com uso de stencil, entregue na inauguração da tolha, como painel do lançamento DF da coletânea Sem Fronteiras pelo mundo, na Bibliobraille, sob coordenação das 3 entidades: AIAB, Bibliobraille e Educadores Globais.
· Rodas inclusivas: leitura de livros, convites, poema: videntes lendo para deficientes visuais, em quaisquer locais possíveis, os solidários da visão.
· Envio de livros em Braille à vários locais do país que fazem solicitações e em tinta com produções das PSVs, atendendo vários pedidos.
· Atendimentos personalizados, com assessorias, resgate de autoestimas, na sede da AIAB e Bibliobraille.
· Grupo Psicoterapêutico para pessoas com deficiência visual do DF (Fonte de Vida) comemorando 13 anos, Psi João Bezerra, no empreendedorismo humano e social da AIAB.
· Mudança do ipê laranja, símbolo para exposições na sala nobre da AIAB, com entrevistas para orientações de pesquisas acadêmicas
· Entrevistas inclusivas na mídia: falada, impressa, on-line e televisiva.

22/12/22

Depoimentos inclusivos de Arlene Muniz sobre 2022




 

                                           

Arlene Muniz de Matos – Acadêmica benemérita da AIAB, moradora do Gama

1. No dia 20 de janeiro de 2022 fui convidada para contar a história do meu livro inclusivo “O Meguinho Sapeca”, numa Colônia de Férias do Gama. Como o livro tem um personagem surdo, convidei uma ex-aluna minha, a Lorrane, que tem

necessidade especial para participar e ela, como sempre solícita, compareceu. Ao contar a história, ela foi interpretando em Libras e quando acabou, todas as crianças ficaram ao redor dela, querendo conhecer e aprender mais sobre a Língua Brasileira de sinais. Fiquei lisonjeada em presenciar esse momento e ver a curiosidade e interesse de algumas crianças que tiveram, pela primeira vez, contato com essa língua e com

uma pessoa surda.

2. Na 5ª Feira do livro na Câmera Legislativa do DF, tomei posse na Academia Inclusiva de Autores Brasilienses (AIAB) apresentando meu livro infantil inclusivo “O Meguinho Sapeca” e a sua versão em Braille. Ao doar um exemplar para a Biblioteca Dorina Nowill à vice-presidente Noeme Rocha, fiquei observando que ela leu na mesma hora e eu, feliz pelo ato, fui perguntar se a impressão em Braille estava correta. Ela respondeu que estava muito boa e eu saí de lá com a sensação de dever cumprido naquele dia.

07/12/22

Bazar Literário da AIAB/Bibliobraille em 07 de dezembro

Grupo "Amigos da Palavra" promove o Bazar Literário 
nas dependências da Bibliobraille, com diversas atividades.





................................
Vídeos do Bazar



................

Ata do Bazar e Sarau Literário




.......................