Hoje, dia 29/04/2022, às 19h30, será a grande Noite Cultural do II Silicti, com os lançamentos de nossos e-books e mais uma apresentação especial com o querido cantor e compositor Vital Lima.
Os eventos foram na Funarte, liderados pela Secretaria de Cultura, dias 21 e 23/4. Enquanto Jerusa Eulálio, diretora de realidade virtuais da AIAB, criou e levou o Quarteto à luz do conto, Noeme Rocha, diretora de mobilização cultural da AIAB levou e divertiu-se no Festival de Culturas Populares.
Permanecerão publicados aqui nesta página oficial da ACADEMIA INTERNACIONAL DE LITERATURA BRASILEIRA, textos e fotos referentes a cada um dos premiados, os quais terão como patrono na ACADEMIA, um célebre nome da cultura brasileira.
PREMIADOS 2021
CATEGORIA INFANTO-JUVENIL – DINORÁ COUTO CANÇADO – Escritora, agente cultural e colunista
https://focusbrasil.org/new-york-depoimentos-3/
Depois da pandemia, tudo teve que ser adaptado. Com um novo livro que iria ao Texas, ao maior Festival de Inovações do Mundo - o SXSW, pela Conexão SECEC/GDF, tudo foi cancelado. Uai pai que bicho é esse foi lançado no meio das galinhas, em lançamentos virtuais, mas as caixas com quase mil livros ficaram intactas. Em 2021, teve que nascer mais um, foi a vez do Vovó Gaiá e seus filhinhos, como contrapartida ao Ministério do Turismo pelo Prêmio Culturas Populares. Meu público-alvo, que é a pessoa com deficiência visual, precisava ser contemplado, como sempre, em primeiro lugar, vindo, então, o livro em Braille e com letra ampliada. E, para que mais leitores tivessem acesso, veio em forma de videoarte, com voz para os cegos e letra ampliada para os surdos e idosos com baixa visão, na tentativa de torná-lo o mais acessível possível. Virá o livro em tinta pra quando for em Nova York receber o troféu da premiação, levá-lo, para os ditos "normais". Um lançamento inovativo, personalizado, interativo com as cantigas populares, foi o mais votado dentre uns 600 membros da AILB, a qual tenho a honra de ter sido a premiada, mesmo na simplicidade da ação possível, num ano atípico. E, hoje, recordo isso, bem no Dia Mundial do Livro, com muita alegria!
Teremos mais novidades, celebrando esse dia, em vários momentos, aguardem...alguns membros AIABianos vão nos surpreender, 10 h, no Instagram @jbspsique já adiantarei algo na entrevista.
O NAIAB de Dulce Couto, localizado em Belo Horizonte, MG foi aberto em 2022 para realização de oficinas de arte. O espaço ateliê oferece oficinas de desenvolvimento da criatividade por meio de procedimentos como pintura, modelagem, gravura e costura criativa. As oficinas são conduzidas por Dulce Couto que é arte terapeuta e mestre em artes visuais.
O NAIAB de José Henrique e Açucena está numa Biblioteca que as crianças têm em sua casa, com empréstimos contínuos. No vídeo, eles dão seu novo Instagram, onde já se identificaram como gestores de um núcleo. Vá lá...