Horário de Brasília

00:00:00

23/04/22

O destaque, de hoje, bem no Dia Mundial do Livro, é um livro acessível, premiado pela Focus Brasil Nova York, em 2021: Vovó Gaiá e seus filhinhos.


 



https://focusbrasil.org/academia-internacional-de-literatura-brasileira/


Permanecerão publicados aqui nesta página oficial da ACADEMIA INTERNACIONAL DE LITERATURA BRASILEIRA, textos e fotos referentes a cada um dos premiados, os quais terão como patrono na ACADEMIA, um célebre nome da cultura brasileira.


PREMIADOS 2021



CATEGORIA INFANTO-JUVENIL – DINORÁ COUTO CANÇADO – Escritora, agente cultural e colunista

   https://focusbrasil.org/new-york-depoimentos-3/

Depois da pandemia, tudo teve que ser adaptado. Com um novo livro que iria ao Texas, ao maior Festival de Inovações do Mundo - o SXSW, pela Conexão SECEC/GDF, tudo foi cancelado. Uai pai que bicho é esse foi lançado no meio das galinhas, em lançamentos virtuais, mas as caixas com quase mil livros ficaram intactas. Em 2021, teve que nascer mais um, foi a vez do Vovó Gaiá e seus filhinhos, como contrapartida ao Ministério do Turismo pelo Prêmio Culturas Populares. Meu público-alvo, que é a pessoa com deficiência visual, precisava ser contemplado, como sempre, em primeiro lugar, vindo, então, o livro em Braille e com letra ampliada. E, para que mais leitores tivessem acesso, veio em forma de videoarte, com voz para os cegos e letra ampliada para os surdos e idosos com baixa visão, na tentativa de torná-lo o mais acessível possível. Virá o livro em tinta pra quando for em Nova York receber o troféu da premiação, levá-lo, para os ditos "normais". Um lançamento inovativo, personalizado, interativo com as cantigas populares, foi o mais votado dentre uns 600 membros da AILB, a qual tenho a honra de ter sido a premiada, mesmo na simplicidade da ação possível, num ano atípico. E, hoje, recordo isso, bem no Dia Mundial do Livro, com muita alegria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.