Horário de Brasília

00:00:00

24/05/22

Gincana turística para pessoas com deficiência visual e videntes interessados, em 22/5/22

Eis a logo BRACALE. Faltam 30 dias pra esse Fórum anual tão aguardado. 
Antes disso, mais leituras..

Gincana turística no facebook, celebrando a Semana de Museus comemorada (16 a 22/5) no facebook dinoracouto.cancado para pessoas com deficiência visual

                                                  Dicas:

1ª. Respostas secretas para o whatsApp da autora: 015 61 999701366 ou e-mail academiainclusivabrasiliense@gmail.com

2ª . Quem acolher uma  pessoa com deficiência visual e desbravar, em par, será certificado como Solidário da Visão.

3. Certificados aos vencedores da Gincana e brinde-livro, aos 3 primeiros lugares na Semana Nacional de Arquivos.

4.Testando suas leituras, conhecendo lugares, interagindo nas Redes ...

   Nome:--------------------  Data:-------------Nome do Solidário da Visão-________

1.    Após assistir o vídeo, pesquise sobre o local desse dia e onde fica?

2.    Onde foi o cochilo de 4 de um grupo de 30, após o almoço?

3.    Tente fazer a audiodescrição dessa bela foto de um certo local de lá.

4.    Qual o meio de transporte usado nesse passeio de 8 às 17 h?

5.    Mãe levou livro para ser autografado. Que livro é este que tem tudo a ver com o ambiente visitado?

6.    4 colegas do grupo divertiram-se jogando, próximo a uma piscina infantil das 9 contidas lá. Que jogo era esse e qual detalhe da piscina que a identifica como infantil?

7.    Faça a audiodescrição do ambiente onde está essa família.

8.    Duas amigas estenderam seu descanso. Descreva as características físicas de cada uma.

9.    Às 6h50, após esse domingo prazeroso, as amigas já estavam no seu esporte em Taguatinga/DF. Qual é o esporte?

10. A última cena mostra a criança leitora feliz/amorosa. Calcule a idade desse menininho e como ele está com a autora. 

  Boa sorte e até o dia 6, 1º dia da Semana Nacional de Arquivos!

                                         Dinorá Couto Cançado


21/05/22

Na Semana Nacional de Museus, a exposição de celas Braille - I Concurso - na Bibliobraille foi uma festa.










Ah,,,e tem mais, uma visita ao MAB, amanhã encerraremos a 20 Semana Nacional de Museus, com fotos que retratam a empolgação das pessoas com deficiência visual nessa visita ao Museu de Arte de Brasília (revitalizado). Veja o texto abaixo das fotos. Hoje, apreciem as Celas Braille e alguns presentes.




 Olá!
Você que confirmou sua presença na visita, dia 20/05, para assistir a Exposição ATRÁS DA GRANDE MURALHA - NOVA ARTE CHINESA E BRASILEIRA, no MAB, Museu de Arte de Brasília.

Algumas informações:

*Transporte e horário:*
A Van que fará o transporte de ida e volta para a Rodoviária do Plano Piloto, irá partir as 14h da plataforma superior. Pedimos para que todos se encontrem no posto da ABDV da Rodoviária do Plano Piloto, também na plataforma superior. Pedimos que cheguem 10 minutos antes. Se todos estiverem presentes sairemos antes das 14h, com previsão de retorno para o mesmo local as 16h.

*Aproveitando a Experiência:*
Para essa exposição foi criado um audioguia musical e especial. Para utilização desse mecanismo e uma melhor experiência na exposição, é necessário levar o *celular e um fone de ouvido.*
Além do audio guia, temos obras táteis da artista Dulce Schuck Schunck que podem ser tocadas. Criadas especialmente para esse público especial.
Será um excelente evento encerrando a semana.

Qualquer dúvida, estou a disposição.
Zozimeire - Diretora da ABDV e Membro titular da AIAB.


16/05/22

Começa a Semana Nacional dos Museus em todo o país.

k

 https://www.gov.br/turismo/pt-br/secretaria-especial-da-cultura/assuntos/noticias/20a-semana-nacional-de-museus

06/05/22

Relato de um dia muito especial na Embaixada de Portugal








                                                                       Crônica de uma visita despretensiosa

A princípio iria, se animasse a sair. Apenas para acompanhar minha filha, convidada pelo órgão maior da Secretaria de Educação a levar uma turma de alunos à Embaixada de Portugal. Quando vi que ela iria de carro e não no ônibus repleto de 40 jovens do 1º ao 3º ano de ensino médio, resolvi ir, mas não sabia o que nos esperava. Só sabia que dia 5 de maio é o Dia Mundial da Língua Portuguesa, com o convite da Rede sem Fronteiras, em mãos, para hoje, dia 6 de maio.

Na Embaixada, fomos recebidas por Lu Coelho, simpática guia turística e estagiárias, que logo chamaram a Diretora de Cultura, Sra Alexandra Pinho,  que já nos apresentou o artista português Pedro Amaral, autor de vários quadros em papel e tinta acrílica. Logo escolhi o que Saramago estava junto com os arquitetos de Brasília: Oscar Niemeyer e Lucio Costa. Foi entregue a Coletânea Sem fronteiras pelo mundo à Diretora para a Biblioteca da Embaixada, bem como outros títulos. Além de seu belo pronunciamento, quando ela disse ser de Coimbra, as lembranças de visitas, feitas nesse local mágico, vieram. Toda a exposição, ocupando painéis brancos da Galeria Camões, era enriquecida, também, com  frases do autor homenageado. A seguir, foi a vez de entrevista concedida pelo artista Pedro Amaral, contando-me ser de Sintra. Mais lembranças deliciosas desse local, como se estivesse lá. Isso, em poucos minutos que chegamos antes dos 40 estudantes que dirigiram -se à belíssima exposição com quadros de outros artistas, também. Mas, todos com a temática dos cem anos de Saramago, o escritor português, ganhador de um Nobel de literatura e que nos deixou em 2010. Nesse local, entrevistei o professor que veio com a turma, emocionado com essa oportunidade única.

Após a visita, onde cada aluno fotografava o quadro que mais o inspirou, sentam-se em 3 mesas enormes, previamente preparadas com materiais de pintura, aguardando cada jovem artista. Antes, a visita foi guiada por responsável por esta ação na Embaixada e, já nas mesas, contou com o incentivo do artista e a supervisão dos 4 professores da escola CEMEIT convidada. Taguatinga em ação.  Alguns concluíram seu quadro no período destinado e a maioria o levou para terminar na escola para uma futura exposição lá. Horário  cronometrado,  pois a Embaixada contou com o apoio do Metrô, inaugurando, também nas estações, essa galeria itinerante. Depois de uma recepção calorosa com mesa farta, todos dirigiram-se ao ônibus para a Estação da Quadra 106.  Lá estaríamos em outra inauguração/homenagem com autoridades especiais. Alunas orientadas pelo Professor Gustavo Rabelo, atuante na Biblioteca da Escola CEMEIT, homenagearam Saramago, com poemas, biografia e crônica, emocionando a esposa de Saramago, Sra Pilar Del Rio, que veio de Lisboa comemorar conosco. Lá, ela preside a Fundação Saramago e eu tive a honra de conhecê-la em 2014. Revivemos esse encontro na CPLP – Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, onde ela estava junto com a esposa do ex-presidente de Portugal. Um distinto senhor registrou minha emoção ao lado de Pilar, já ansiosa por novo encontro, mas lá, em Lisboa.

O que era pra ser um “simples acompanhar a filha Cintia” que coordena as bibliotecas escolares de minha cidade, na Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga, virou uma das manhãs mais culturais, educacionais, sociais, inclusivas e prazerosas nesse período, ainda, de isolamento social. Gratidão!

                                                                                                                                                                                                                            Dinorá Couto Cançado

                                                                                                                                                                Hoje, 6/6/22, 19 h de Brasília no Canal da Rede sem Fronteiras no youtube.

 

04/05/22

Participações revividas no Fórum Social Mundial, de 1 a 6/5/22


 Dr Claudio Panoeiro, antes Secretário Nacional de Justiça e hoje, Secretário Nacional das Pessoas com Deficiiência.
Posse do jovem Luiz Eduardo numa edição do Fórum Brasília, capital das leituras




Mary Busson, membro da AIAB, escritora e contadora de histórias

03/05/22

Fórum Social Mundial 2022 - De 1 a 6 de Maio 2022 - Postagem da AIAB



 Prezado(a) DINORÁ COUTO CANÇADO,

Agradecemos por sua inscrição duma Atividade no Fórum Social Mundial 2022. Segue abaixo um resumo dos dados registrados.

Com solidariedade,
O Grupo Facilitador do FSM 2022

AIAB - Academia Inclusiva de Autores Brasilienses

Organização inscrita 2 -  Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB Coordenadoria Distrito Federal

Organização inscrita 3 - Rede Sem Fronteiras

Organizaçao inscrita 4 -  GAEB

Outras organizações envolvidas com a atividades:

Biblioteca Braille Dorina Nowill
Instituto Educadores Globais
Coletivo Mulheres Artistas

O QUE? Nossa Atividade no FSM

Nome da atividade LeiturArte na Academia Inclusiva mundo afora

Breve Descrição

Uma miscelânea de ações culturais, educacionais e inclusivas em torno de histórias, integradas às linguagens artísticas: teatro, dança, poema, artesanato, gastronomia, arte visual, cultura popular. Uso de materiais concretos e dicas de como trabalhar a obra de modo interdisciplinar e, sempre, usar a arte do ler e criar, bem como o uso da audiodescrição. Com o método LeiturArte e com o público alvo de pessoas com deficiência visual, foi criado um projeto, chamado Luz & Autor em Braille que possibilitou a entrada das artes dentro de uma Biblioteca Braille. A necessidade de tornar as leituras acessíveis a esse público especial fez nascer a 1ª Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB, em 2017. Foi a partir de 1995, com o livro Revolucionando Bibliotecas, que tudo começou. Seis anos depois mais um livro, o Revelando Autores em Braille, fortalecendo mais ainda a temática do método-projeto LeiturArte, que é o ler com olhar de artista. Com isso, contações de histórias, envolvendo um público heterogêneo (de crianças a idosos), em episódios artísticos, inspirados em 2 trilogias. Cada episódio conta com um livro infantil, com materiais acessíveis, como pilões e o feitio de paçoca. Ou seja, a literatura é desbravada em torno de artes possíveis. Nos episódios, temos: Histórias Paçoca de avô, Travessuras, A pipa que tomou banho da trilogia Receita Saudável. E, também, histórias Lango e Tixa: Papo que espicha, E eu sou isto, vovó? Uai, pai, que bicho é esse? Da trilogia Por um mundo melhor. Algumas cenas criativas do Paçoca de Avô, com seu alimento inspirador da história, de origem indígena e outra história envolvendo os 6 filhinhos da Vovó Gaiá, onde ela até canta as cantigas populares. Veio o boom do momento, que foi a 1ª Academia inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB, em seu formato itinerante, com a criação de 16 núcleos, após a vinda da pandemia, dando continuidade a essa ação: os NAIABs.

Qual é a categoria da atividade? Atividade online organizada fora das datas do FSM 2022

Espaços temáticos FSM com que seus organizadores relacionam esta atividade

  • 2. Arte e cultura para Vida
  • 7. Educação, ciência e tecnologia a serviço dos Povos
  • 8. Espaços para articulação dos movimentos globais, facilitações e futuro do FSM

Localização da atividade -  No blog aiabbrasilia.blogspot.com

É uma atividade artística ou cultural? Sim

Data programada de sua atividade: 03/05/2022

Duração esperada da atividade em minutos: 45min.

Quantidade estimativa de participantes 350


Lançamento do I Concurso da Cela Braille pela nova coordenadora da Bibliobraille: Eliane Ferreira