Horário de Brasília

00:00:00

07/04/23

Oficina de múltiplas linguagens com duas AIABianas

31 de  Março 2023  -  Primeira oficina: Artesanato, música, poesia e inclusão!

Mediadoras: Edna Craveiro e Alessandra Alexandria.
Foi uma tarde gratificante cercada de muita sensibilidade, amizade e cooperação. Com a ajuda de todos os nossos amigos da Biblioteca Braille foi confeccionado um lindo jarro em homenagem a nossa Academia. Em agradecimento a nossa amiga e Presidente Dinorá Couto Cançado, por ter tido tamanha coragem  de ter criado uma Academia que tem feito um trabalho de excelência para promover e fomentar a cultura da inclusão social!
 Dinorá é professora aposentada da secretaria de educação, mãe, avó, escritora e tem muitos anos de voluntária na Biblioteca Braille Dorina Nowill, este espaço acolhedor que ela fundou com muito amor e respeito às pessoas com necessidades especiais. 
Ser membro da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses, para mim,  foi um grande presente! Nós videntes ( pessoas que enxergam) precisamos ter este olhar inclusivo. Nossa Academia completou 6 anos  de existência, com belos projetos literários inclusivos. No dia 30.03.2023 foi o aniversário,  muitas pessoas que me seguem no Instagram @alessandra.alexandria estavam perguntando o que faz essa Academia Inclusiva? Eu logo respondi: 
- "Esta Instituição tem como objetivo principal promover a inclusão social das pessoas com deficiência visual, mas este espaço cercado de sentimentos bons e ações acolhe várias pessoas". Neste espaço estão pessoas com necessidades especiais que  se sentem úteis e valorizadas, independente da sua condição.  Nós, como autores e membros, temos um grande desafio junto com a nossa Presidente Dinorá Couto Cançado: dar continuidade a este lindo Projeto inclusivo. 
A razão maior do nosso trabalho é promover a inclusão dessas pessoas com necessidades especiais. Infelizmente, elas não tem voz. Nós, escritores, e toda sociedade civil temos o dever de lutar sempre por igualdade de direitos e políticas públicas para promover e garantir os direitos destas pessoas. Tantos talentos temos na Academia e na Biblioteca Braille. 
Desculpem o texto, mas é uma causa justa e nobre. Parabéns a nossa Presidente Dinorá Couto Cançado por nunca desistir deste lindo Projeto. Obrigada pelo convite para fazer parte, sendo uma das Diretoras desta Instituição tão importante para uma sociedade mais humana.
Parabéns a cada Membro que participa ativamente. Nós, autores, temos uma tarefa nobre: estimular, mediar e divulgar a arte destas pessoas talentosas que não têm voz em uma sociedade cada vez mais capacitista.  Nós, enquanto escritores, precisamos refletir sobre o nosso papel em um mundo cada vez mais preconceituoso. Esta Academia/Biblioteca Braille é um espaço de acolhimento onde cada um pode mostrar o seu talento com a sua arte. 
Sejam todos bem vindos em nossa Academia Inclusiva e a este espaço humanista: Biblioteca Braille Dorina Nowill.
Agradecimentos a coordenadora Eliane e a funcionária Leonilde Maria Fontes Fontes, Noeme Rocha e aos amigos do Braille: André Ricardo, Adma Oliveira e demais frequentadores que estavam na oficina.👏👏👏🎊🎊
Vocês são importantes! Cada um de vocês fazem a diferença no mundo. 

Inclusão social: uma AÇÃO de todos nós!
Alessandra Alexandria 
Psicopedagoga.Autora e Membro da AIAB.                          01.04.2023


Depoimento do participante André Ricardo:
Alessandra Alexandria,  o seu texto que eu pude ler, é o texto mais lindo que homenageia uma academia de escritores e deficientes. Eu não sei sei se  foi você que escreveu, mas pedi ao programa para ler várias vezes para mim e por isso coloquei sério isso que estou falando, achei fantástico esse texto, que coisa linda de se ler e ouvir,  parabéns para você.  Eu, André Ricardo, fiquei encantado com a sua escrita, pode ter certeza disso e só agora estou conseguindo responder com perfeição, porque por esses dias estava sem internet. Consegui conectar o wi-fi daqui de São Paulo.

Um comentário:

  1. Em breve teremos um segundo momento de Oficinas com os amigos do Braille! Esta tarde foi muito especial. Gratidão sempre a cada um de vocês.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.