Horário de Brasília

00:00:00

05/11/20

Posse de Marcos Filho na Biblioteca do Congresso, em Washington/EUA



 O depoimento do membro correspondente no dia de sua posse, nos EUA - Nov/2019:

"Boa noite família Literarte, como vão? Hoje, o dia foi tão empolgante que precisaria de 3 dias para contar tudo o que vivemos hoje aqui em Washington. Mas, vou tentar dar uma resumida. Começamos o dia seguindo o cronograma de irmos até a Library of congress para catalogar livros da Literarte e fazer ali a solenidade de Posse da AIAB - Academia Inclusiva de Autores Brasilienses - para o Escritor Marcos Filho. E com a presença de brasileiros e americanos, sob a batuta da presidente da Academia Dinorá Couto Cançado, Marcos Filho agora é o primeiro membro de uma Academia de Letras Brasileira empossado na maior e mais importante Biblioteca do Mundo. Neste clima grandioso, fomos recebidos pelo bibliotecário responsável pelo arquivo Internacional Sr. Brandon Sgwats , para a entrega das obras. Foram catalogados  livros da Literarte, de Thiago Vilard, Rosemary Gomes, antologias e livros dos demais autores presentes.Passada a emoção, ganhamos um tour guiado, onde aprendemos a história da Biblioteca e descobrimos toda a riqueza histórica do Prédio. Saímos dali e fomos até o Obelisco tão famoso em tantos filmes americanos, como Forrest Gump e em seguida ao Memorial de Abraham Lincoln, apertada de horário, recebi em meu celular uma notícia que engrandeceu ainda mais nossa visita. O Embaixador recém chegado do Brasil Sr. João Pedro Corrêa da Costa e a Ministra Maria Thereza Foster faziam questão de nos receber pessoalmente . E foi mágico. A Literarte subiu mais um degrau como divulgadora e defensora da lusofonia. Todos os escritores presentes tiveram a oportunidade de falar sobre o nosso trabalho. Todos ficaram encantados com nossas obras e com nosso desejo de propagação da Cultura brasileira e da língua Portuguesa pela mundo. A Diretora da ABRACE,  maior instituição de ensino da língua Portuguesa, aqui em Washington, ressaltou a dificuldade que os quase 50 mil filhos de imigrantes têm em acessar a língua pátria por meio dos livros. O Embaixador comprometeu -se de divulgar junto a comunidade o canal Literarte Kids como super indicado para a comunidade." 

E, agora, de Izabelle Valladares, correspondente da AIAB em Cabo Frio/RJ, coordenadora da viagem e Presidente da Literarte:
"Gente, pára tudo! É um apoio incrível ao nosso trabalho e, a partir de janeiro, essa indicação estará no site da embaixada (Quem não fechou desenho conosco ainda, corre lá) 
Obrigada Deus, ao  meu parceiro de todos esses momentos Alexandre Mattos, a minhas filhas que não me deixaram nunca desistir Izadora Valladares e Anna Valladares e aos autores Elieder Corrêa da Silva, Dinorá Couto Cançado, Marcos Filho, Bernadete Saidelles , Beti Rozencwajg, e aos nossos companheiros de aventuras que registram tudo, Maria Izabela, Maria Valentina, Lavínia Mattos (Minha bbzuda) , Cíntia Couto Cancado,  Vamos que vamos que Deus é Bom!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.