Horário de Brasília

00:00:00

13/03/24

Dia 13 de março - Crônica de Dinorá Couto Cançado

......................
Bibliotecas humanizadas

Nesse 12 de março, vale uma reflexão proposta por revolucionária de bibliotecas ...

Ao abraçar tal temática, mais do que qualquer outra do mundo, brinco, elegendo 3 palavras que mais gosto, sendo a 1ª, claro, biblioteca. A 2ª cidadania e a 3ª fica por conta de você, leitor. Caso acerte, ganhará o livro Revolucionando Bibliotecas, publicado há quase 30 anos, continuando com matérias não perecíveis, como muitas encontradas em jornais. Após cursar 3 pós graduações, todas elas com pesquisas de campo com frequentadores de bibliotecas, sinto-me capacitada a falar de gente nesse espaço; atuei, desde 1995, no voluntariado em Biblioteca; realizei oficinas em centenas de bibliotecas, dinamizei esses espaços...portando acho-me apta, com o direito e dever de contribuir com o tema.
Com mania de olhar somente o positivo, vi que as bibliotecas da cidade, onde moro, desenvolvem todas as espécies de atividades inovativas, contemplam as diferentes linguagens artísticas aliadas à literatura, usam de todas as tecnologias para oferecerem um melhor serviço aos usuários, tendo um resultado-produto bastante satisfatório.
O que falar então? O que de novo focar nesse momento cheio de transformações? Reflito e vejo que o foco precisa ser o ser humano. Não adianta biblioteca com rico acervo todo classificado e catalogado, biblioteca toda limpinha, organizada e até decorada de forma cativante, se ela não está apinhada de gente em busca de saberes, de dúvidas, de aprendizados, de realização de sonhos?
O ser humano que atua em biblioteca, não importa qual seja sua graduação, precisa amar o que faz, acreditar no poder transformador que a leitura tem e ser mediador de leituras, o tempo todo. E não aquele personagem robotizado que só anota empréstimos, recolhe livros entregues e os coloca no lugar! Olhe para o leitor, troque ideias sobre a leitura lida, aprenda com ele, pois muitas vezes você nem leu a obra ainda. Isso marcará o leitor e ele não esquecerá.
Com essa simples mudança de atitude, vários serviços de qualidade poderão ser realizados: manter acervos organizados e atualizados, criar hemerotecas que complementem as bibliografias, realizar recitais, encontros dialógicos, gincanas educativas, apresentações culturais, onde a literatura – o instrumento forte da biblioteca – tenha o seu lugar de destaque, isto é, casa com quaisquer atividades. O aprendizado se torna bem mais interessante, duradouro e apaixonante.
E que produtos podemos oferecer com essa mudança em nossa atitude de profissional que trabalha no melhor local de uma escola, se é que já não mudou... um professor atuante de biblioteca bem feliz, realizado, que se coloca no lugar do leitor, que dialoga com ele e que cresce com ele. E que, ao final do dia retorna à sua casa, cansado às vezes, mas com a cabeça fervilhando de boas ideias para por em prática no dia seguinte.
Se fosse continuar, encheria páginas e páginas contando as experiências resultantes dessa postura que já vivi e vivencio em muitas bibliotecas que ando mundo afora. Imagine minha cidade – Taguatinga – exemplo prático desse recado: biblioteca humanizada!


Dinorá Couto Cançado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.