Horário de Brasília

00:00:00

06/07/21

Sidney Castro e sua facilitadora Nádima Nascimento


Nádima Nascimento

Sidney de Castro



 JORNADA

Serei eu a facilitar?
Serei eu a enxergar?
A vida é bela para quem se eleva,
E nesse caso segui o rastro,
Incluiu-me à AIAB
Sidney de Castro.
Fui admitida na AIAB - Academia Inclusiva de Autores Brasilienses, em 2018. Nunca pude dar a devida atenção, muitas atividades na Biblioteca Braille em Taguatinga. No início de junho, a presidente Dinorá Couto Cançado procurou facilitadores para uma jornada Inclusiva de um mês. Faríamos par com um deficiente visual, comigo Sidney de Castro, o senhor da foto. Foram muitas realizações, curso de fotografia, exposição, contato com outros grupos culturais e academias, livros em Braille e áudios, tudo pela internet. Enfatizo, hoje ao final, o esforço hercúleo da presidente, o ambiente amoroso e prestativo, e certamente, o início de boas amizades e de novas prioridades. Senti-me incluída!


.............................................


Nesta jornada de inclusão, muita gente se aproximou, convites foram feitos, [...]muito se proporcionou. Videntes e especiais, com deficiências visuais, baixa visão e não enxergando, todos foram se incluindo, trazendo a diferença da nossa inclusão. Incluindo uma jornada para nós, de facilitadores precisamos. Eles trocaram o tempo da SUA obrigação, DOS seus fazeres e até proporcionaram uma nova amizade. Esse é o movimento que a vida nos colocou: a aproximação com videntes e pessoas com DV.
São TANTOS projetos; nesses projetos, nós cegos, sabemos e aceitamos os nossos facilitadores. MUITA coisa queríamos que acontecesse. Mas de fato, pela pandemia, muitas lives se aglomeraram e o sistema não rolou, mas conhecemos pessoas, INCLUÍMOS socialmente também os videntes para nós, eles nos ensinaram e nos ensinarão. VÁRIOS videntes observaram [..]não apenas as dificuldades, mas o QUANTO faz a nossa sensibilidade. Pois, aprendendo na vida com pessoas deficientes, exige-se muita paciência, muitos aprendizados. A vida nos proporciona trazer e buscar a continuidade nesse prazer de enxergar.
Eu, Sidney de Castro, BUSCO e proponho com todos os facilitadores, enxergar de uma maneira especial, sentindo no e com o coração, percebendo totalmente a paixão desse aprendizado. Busco ainda um pedacinho do meu coração para a diretoria da AIAB e para a Dinorá Couto Cançado, por tudo que ela nos proporcionou nessa jornada.
Eu vindo a ela, seus olhos lacrimejando e sua voz embargada, sabendo o quanto vale uma pessoa e como vale dividir o seu amor. Parabéns para todos. Parabéns para nós. Nessa inclusão social que TODOS nós nos alegramos e teremos outras oportunidades. A pandemia não acabou, mas a jornada fez a diferença. Trouxe outras oportunidades com a tecnologia para os cegos se incluírem e demonstrar que (somos) capazes. Para a minha facilitadora, Nádima, eu lhe desejo momentos de felicidades. Como escritora, você terá VÁRIAS jornadas entre os livros editados. Muita felicidade e meu MUITO OBRIGADO. SIDNEY DE CASTRO 06/07/2021.
Texto transcrito por Girlane Florindo em 07/07/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.