Horário de Brasília

00:00:00

23/09/21

Paola Rhoden participa da 15ª Primavera dos Museus - 2021 no programa "Contando histórias no Ponto"

 Na 15ª Primavera dos Museus e programa

 "Contando histórias no Ponto",

Paola Rhoden faz uma crônica sobre as prioridades de quem já viveu muito,
mas ainda pretende viver mais e feliz.


Algumas prioridades

por Paola Rhoden

Por anos a fio fiz uma vida produtiva para ganhar dinheiro. Trabalho, estudos, mais trabalho. Fiz muitas viagens a serviço ou lazer, tudo para um bem que achava ser a prioridade do momento. E o foi, a seu modo, afinal, se não houvesse dedicado meu tempo e minha energia a essas coisas, hoje não estaria usufruindo do descanso merecido.

Nos dias de hoje, após muito pensar, resolvi optar por algo diferenciado, isto é, deixei de viajar, deixei de adquirir coisas não muito necessárias, que no final das contas ficavam a trancar cantos sem uso.  Deduzi que o dinheiro gasto com isso poderia ser mais bem empregado em coisas que me trouxessem conforto dentro de casa, onde optei por ficar o mais largo tempo possível. Exemplo disso, adquiri um bom ar-condicionado que me refrigerasse os dias cáusticos e esquentasse os mais gélidos, e para fazer face ao aumento do consumo de energia, optei por economizar em coisas supérfluas.

Outra coisa por opção, adotar um gatinho que ninguém queria porque estava doente e prestes a ser sacrificado, cuidei dele, hoje está um belo e altivo Lord. Aliás, esse é o nome dele, Lord, que tem até uma página no Facebook e um Blog só dele.

Gosto também, de trabalhar para os projetos de inclusão social, colocar minha solidariedade para funcionar e dar um jeito de ser útil. Por isso faço parte da AIAB.

Passear com as filhas, tenho duas, é um refrigério para a alma e o coração. São os dias mais esperados por mim, seja para ficarmos em altos papos dentro de casa, ou olhando socraticamente as lojas de um shopping. Mas o que vale é a presença delas, um dia uma, outro dia a outra, ou as duas para sairmos em trio para um almoço mais aprimorado e feliz.

Também gosto muito de flores. O jardim é meu refúgio, onde planto, olho, sinto odores, me refrigero.

Aprendi que comer a minha própria comida me dá mais prazer, porque após muitos anos comendo comida dos outros, a que eu faço me faz bem.

Afinal, prioridades todos as têm, porém, em hipótese nenhuma devem ser as mesmas, cada um deve ter as suas para que o Universo seja justo.

....................................................








2 comentários:

  1. Paola que lindo vídeo e texto.
    Eu também como toda pessoa tenho minhas prioridades... nestes tempos de pandemia venho refletindo muito sobre várias questões. Nossa vida é uma caixinha de surpresas. Fico feliz em saber que vc faz o que sente prazer e o que ama. Que história linda a da gatinha, ela é uma verdadeira princesa que linda deu vontade de levar para mim. Amo animais. O bom que agora você aposentada terá mais tempo para se dedicar ao que você gosta. Ser adulto é bom cada etapa d nossa vida é importante. Mas tem horas que queria voltar a ser criança sem o peso de tantas obrigações.
    Forte abraço virtual e inclusivo. Lindas suas poesias.

    ResponderExcluir
  2. Paola Roden, parabéns por sua linda participação, e, oportunamente meus cumprimentos pelos trabalho belíssimo que vc desenvolve no trabalho em web designer.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.