Horário de Brasília

00:00:00

24/02/23

Apresentação do dia 24/2/23: Zozimeire dos Santos Reis

Um pouco de Zozimeire
Zozimeire dos Santos Reis
São Sebastião - DF- Brasil

Meu nome é Zozimeire dos Santos Reis, nascida no Belém do Pará, em 26/06/66. De 16 filhos, sou a única com deficiência visual, meus pais não tinham conhecimento da minha deficiência.
Comecei a estudar com 7 anos, não enxergava nada da lousa, de onde eu me sentava. Levantava-me e ia para perto do quadro, para enxergar melhor. Meus colegas gritavam:
- Sai da frente, ceguinha.
Eles também queriam enxergar e eu atrapalhava, tentei de tudo até desistir , pois sentia vergonha e não queria atrapalhar ninguém. Não me considerava cega, afinal eu via vultos.
Apanhei muito dos meus pais por não enxergar, não conseguia colocar uma linha numa agulha, por exemplo.
Aos 17 anos, engravidei e machuquei muito meu bebê, depois que nasceu, ao trocar fraldas. Na época a fralda era de pano e fechava com alfinete.
Tive 4 filhos e em 2003 chegamos em Brasília.
Aqui conheci um casal de cegos que me incentivou a estudar. Eu ainda não sabia qual era meu problema visual, porém aceitei o desafio. Fiz o curso de massoterapia, fiz o 2o grau, com a ajuda de várias pessoas, voluntários e funcionárias da Biblioteca Braille. Cheguei à Faculdade decServiço Social.
Tornei -me diretora - sócio cultural da ABDV- Associação Brasiliense de deficiente visuais. Trabalho com o passe livre, ajudando conhecidos e quantos precisem. Levo quem precisa para se consultar e caso esteja internado fico cuidando também.
Ajudo com os que precisam com relação a aposentadoria/benefício.
Faço parte do projeto: " De olho no Lance" no qual participo como atriz e sou membro da diretoria colegiada deste projeto. Participo do coral do grupo. Também participo da Sociedade Bíblica desde 2015, da Biblioteca Braille, desde 2005 e da AIAB desde 2017.
Com o perfil agregador, faço festas, cozinho e organizo festas com colaboração dos colegas. Hoje sei qual é a minha deficiência, é retinose pigmentar, mas nunca fiquei totalmente cega. Apenas enxergo vultos e assim posso realizar meus sonhos e dos amigos, resolver meus problemas e de outras colegas. Eu já tenho, também, cinco netos e dois bisnetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.