Horário de Brasília

00:00:00

21/03/23

Apresentaçåo do dia 21/3/23: Fernando Rodrigues

Sempre lutando pela paz
Fernando Rodrigues
riacho fundo II - DF - Brasil

Meu nome é Fernando que significa lutar pela paz, com coragem. Sempre tive coragem, minha vida é de luta, sempre lutando, lutando, lutando... eu fui gerado por meio de uma violência sexual. Nasci e minha mãe sempre esteve comigo. Fiquei deficiente visual aos seis anos de idade, quando levei uma bolada no olho e tive descolamento de retina. Enfim, fui proibido de estudar, mas minha mãe sempre me apoiou. Perdi alguns anos de escola e  quando minha mãe me matriculou comecei a estudar. Como tinha muitas dificuldades em casa, brigas e mais brigas, tive que lutar para superar tudo isso. Tive um apoio psicológico de uma pessoa no CEEDV que, antigamente, era EEDV. Então lutei bastante com apoio psicológico, mas não conseguia aprender o Braille de jeito nenhum; tanto é que, uma vez uma professora passou meu dedo em uma lixa e perdi o tato naquele momento. Depois adquiri de novo, lutando muito. Comecei a andar sozinho aos 13 anos de idade, porque tinha que ir à escola e não tive mais o apoio que tinha antes dos 13 anos, pois tive que mudar de cidade e a pessoa que me levava para a escola não podia mais me levar. Para aprender a andar com a bengala, tive aulas de orientação e mobilidade, onde ensinam as pessoas com deficiência visual a andarem sozinhos e ter autonomia. Graças a Deus, tive antes do tempo porque geralmente essas aulas são só a partir dos 15 anos. Em minha vida, sempre lutei muito, fiz a primeira e a segunda séries no CEEDV e em 1992 fui para a terceira série do ensino regular. Sempre tive apoio dos meus colegas, sempre! Conheci uma senhora chamada Dalva que tinha adotado uma criança cega e a dona Dalva sempre me deu apoio em todos os aspectos. Com  apoio psicológico e incentivo, lutei, lutei e lutei, conseguindo ir para o magistério, por sugestão da dona Dalva. Eu fui barrado na matrícula, porque o povo não queria que eu estudasse, porque achavam que eu não iria dar conta. Lutei, lutei e lutei, rezei para o Espírito Santo e o Espírito Santo me ajudou sempre nessa luta. Sempre lutando lutando e lutando ... mas tem horas nessa luta que a gente quer proteger as pessoas, mas as pessoas que a gente protege às vezes se voltam contra a gente.  Tem horas que querem fazer más coisas, mas eu coloco tudo na mão de Deus. Sempre estou lutando, luta, luta, luta... meu nome é Fernando que significa lutar, com coragem, pela paz e sempre a paz vence. Quem tem paz e saúde, sempre está vencendo.
Obrigado meu Deus, por tudo! Todas as pessoas com deficiência visual devem lutar, lutar sempre, sempre lutando, ter autoridade e ter humildade.  A  humanidade é a essência de tudo, equilíbrio é a essência de tudo,  também meu nome é Fernando que é lutar pela paz, significa lutar pela paz;  Fernando, lutar pela paz, sempre lutar pela paz, sempre lutar pela paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.