Horário de Brasília

00:00:00

12/03/23

Apresentação do dia 12/3/23: Rosilene Caires Luz

Minha história de vida
Rosilene Caires Luz
Ceilândia - DF - Brasil

Vivi na Bahia por muito pouco tempo, porque meus pais decidiram morar em Brasília. Isso aconteceu na década de 70 comigo e mais cinco irmãos, buscando novos sonhos e muita esperança de uma vida melhor: estudar, trabalhar, porém eu já tinha dificuldades visuais sem saber ainda realmente o que era, Meus pais sempre me levando ao oftalmologista e realmente não chegavam a um diagnóstico e eu ficava muito frustrada, porque realmente queria saber o que estava acontecendo, se era miopia, porque eu não estava enxergando. Era difícil estudar, assim foi seguindo e, infelizmente, aos 15 anos de idade meu pai faleceu, foi muito difícil, meu mundo caiu, não foi fácil para minha mãe e para nós cinco filhos porque também já tinha falecido um irmão. Minha mãe uma guerreira, com isso foi tentando nos ajudar, criando cinco filhos todos menores de idade e eu com dificuldade visual, até que um oftalmologista chegou a um diagnóstico que eu tinha retinose pigmentar e que eu teria que fazer um tratamento em Belo Horizonte. Minha mãe lutou para me levar até Belo Horizonte para fazer esse tratamento, graças a Deus conseguimos, então fiquei indo sempre a Belo Horizonte fazendo o tratamento pelo menos duas vezes ao ano, acredito que esse tratamento me ajudou bastante mas o Espírito Santo de Deus me ajudou muito mais.
Enfim, fui seguindo minha vida estudando ainda com dificuldade, trabalhando, fazendo atividades físicas, mesmo com dificuldade visual eu me atrevia a fazer atletismo porque estava no meu sangue. Os anos foram passando, conheci outros deficientes visuais, conheci o CEEDV e a Biblioteca Braille. Até então não conhecia ninguém com deficiência visual e nem sabia que eu era deficiente visual. Tudo mudou depois que conheci esse outro mundo que era estar com outras pessoas com a mesma deficiência que eu e outros mais agravantes até com a cegueira total, pra mim foi muito gratificante, fiz muitos cursos: informática, dança na Biblioteca Braille e foi muito importante para mim. Tudo isso aconteceu em Brasília. O tempo foi passando e Deus me agraciou com um filho que é uma benção na minha vida. Continuei trabalhando até conseguir me aposentar graças a Deus, fui seguindo ainda com muita vontade de ser atleta, de participar de algo sem ainda saber realmente o que seria. Foi então que uma colega na Biblioteca Braille falou:
- Rosilene vai para o CETEF, procure o professor Alex, porque ele treina pessoas com deficiência visual.
No atletismo, foi isso que eu fiz, fui no CETEF, conheci o professor Alex e ele treinava algumas pessoas com deficiência visual no parque da cidade, um lugar maravilhoso que eu amo, comecei a treinar e também participar de corridas de rua, foi muito bom, mudou a minha vida, continuei participando de várias corridas aqui na cidade de Brasília. Continuei com a turma de deficientes visuais, fui convidada a participar de desfiles, inclusive na Biblioteca Braille, fui surpreendida a ser convidada a miss, como diz minha amiga Noeme: minha miss preferida.
E, hoje, sigo minha vida ainda no atletismo modalidade que sou apaixonada, hoje tenho baixa visão, por causa disso meu filho conseguiu um cão labrador para mim que está me ajudando a fazer meus treinos diários, eu mesma o treinei e ele me guia direitinho no espaço que eu treino todos os dias. E não bastando isso, procurei uma academia para fazer musculação, é tudo de bom e hoje unifico essas práticas: atletismo, academia e ainda participo de competições em corridas de rua, graças a Deus.
E isso é um pouco da minha história, devo tudo a Brasília, esta cidade maravilhosa, mesmo sendo uma pessoa com deficiência visual, acho Brasília acessível para mim, mas poderia ser melhor, as ruas são espaçosas e as pessoas bem receptivas e é por isso que eu gosto muito de Brasília; procuro seguir minha vida com Deus e Nossa Senhora na minha frente, muita determinação: insistindo, persistindo e não desistindo do que eu quero, tudo isso eu encontrei em Brasília e é por isso que eu amo Brasília.


Obrigada Brasília!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.