Horário de Brasília

00:00:00

28/03/23

Apresentação do dia 28-3-2023 - José Ferreira

Porque eu amo Brasília
José Ferreira
DF - Brasil

Estou aqui, há 58 anos, ou seja, eu cheguei em Brasília em 1965. Eu tinha 8 aninhos de idade. Então, meus pais vieram para Brasília com 8 filhos, eles não queriam que seus filhos ficassem na Bahia, na lavoura nem na roça. Meu pai resolveu tentar a vida aqui em Brasília, para dar uma vida melhor para seus filhos, ou seja, ajudar a construir Brasília.
E assim ele fez, viemos num caminhão Pau de Arara, todo mundo em cima, aquela festa.
Chegamos aqui, meu pai tinha apenas a segunda série primária, já foi escolhido para ser encarregado, porque ele sabia ler um pouquinho, escrever um pouquinho, era assim que eram escolhidos os funcionários. Ele veio para a Novacap e, dentro de lá, era o DPJ, Departamento de Parque e Jardins.
E ali tudo começou.
Eu amo Brasília porque eu consegui tudo aqui, meus pais conseguiram nos dar estudo e alguns dos meus irmãos chegaram até o segundo grau.
Naquela época, os pais só podiam dar estudo, no máximo para um filho, aquele que iria chegar a fazer o científico, que hoje seria nosso segundo grau.
Assim nós fizemos, todos nós fomos trabalhar para ver um de meus irmãos se formar no científico. Assim, os dias se passaram, os anos se passaram, eu fui estudando e me vem muitas lembranças boas.
Assim sendo, porque eu amo Brasília?
Eu amo Brasília porque aqui eu constituí família, me casei, tenho 3 filhos, duas mulheres e um homem, consegui formar os 3 e continuo trabalhando até hoje.
Hoje eu sou pessoa com deficiência visual, cego total, me formei em massoterapia.
Antes de me formar em massoterapeuta eu me formei em enfermagem, então eu sou um profissional da saúde.
Vou voltar um pouquinho, porque eu amo Brasília...
Quando eu olho para Brasília, eu me lembro do Parque da Cidade, ali eu consegui meu primeiro emprego, aos 14 anos. E o que me lembra o Parque Ana Lídia? Ali eu plantei grama, árvore, e o que mais me guardou na memória, vocês vão lembrar, do IML, entrando alí, um setor de coqueiros , ali eu plantei pés de coqueiros, que estão lá até hoje.
No Parque da Cidade ainda me lembro da Festa dos Estados, piscina de ondas, eu plantei grama em volta de todo aquele setor.
Uma outra lembrança, amo Brasília por causa da Torre de TV, ali eu também plantei grama à sua volta .
Então gente, eu vi Brasília crescer e cresceu junto comigo.
Hoje, estou aqui para relembrar para vocês, porque eu amo Brasília, porque aqui eu me formei, estudei, trabalhei, continuo trabalhando, mesmo aposentado, vendo pessoas crescerem em Brasília, meus filhos já se formaram, tem um bancário, uma enfermeira e uma professora, então, eu devo tudo a Brasília.
O mesmo sonho que Juscelino Kubitschek teve, ele sonhou em construir uma capital para o Brasil e o sonho do Juscelino foi realizado. Assim, os meus sonhos também foram realizados, ver minha família formar em Brasília.
Hoje estou aqui contando essa história para vocês, pois aqui em Brasília é bom demais! Tantos lugares bonitos em Brasília, vamos relembrar?
A Praça dos 3 Poderes; O Palácio do Planalto; Câmara; Esplanada dos ministérios; Água Mineral; Estação de trem - ferrovia...
Tudo do passado, que mantém até hoje.
Porque eu amo Brasília?
Porque existem muitas histórias que são preservadas. O que está preservado que me vem à memória agora, que são patrimônio histórico? Muitas coisas:
A Rodoviária de Brasília,; A Torre de TV; O Catetinho; O Museu vivo - perto do Bandeirante...
Então gente, tem coisas aqui que vocês vão pensar, ainda existe?
Existe.
Então, porque eu amo Brasília?
Porque Brasília é tudo.
O Lago Paranoá.
Estou fazendo uma viagem ao tempo, devemos sim manter o Lago Paranoá vivo e ele está resistindo, hein gente? Ele está resistindo ao tempo.
Porque Brasília, para quem não sabe, ela foi projetada para apenas 500 mil pessoas, foi o sonho de Juscelino, hoje Brasília já supera os 3 milhões de habitantes, ou seja, cresceu muito, e é isso aí, porque amamos Brasília?
Porque aqui é tudo, é o Centro do Brasil.
Aqui tem tudo que você precisa.
Vamos olhar para as coisas boas?
Agora vamos visualizar só as coisas boas que nos interessa, Brasília tem tudo que você quer, tem Parque, tem Campo, tem Mata, local ecológico, tem uns riozinhos aqui, os córregos, Jardim zoológico, não posso esquecer de falar não, o Jardim zoológico é tudo o que você deveria conhecer, levar seus filhos.
Existem muitas coisas boas em Brasília, que nós podemos usufruir.
Hoje eu sou professor de massoterapia, já sou aposentado e continuo trabalhando, ensinando pessoas a ser profissional da massoterapia.
Então, que vocês olhem para Brasília com olhar de esperança, porque Brasília é a Capital da Esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.